Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/979
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rufino, Silvia Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-26T16:53:09Z | - |
dc.date.available | 2018-11-26 | - |
dc.date.available | 2018-11-26T16:53:09Z | - |
dc.date.issued | 2015-09 | - |
dc.identifier.uri | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/979 | - |
dc.description.abstract | This dissertation aims to describe the use of a teaching-learning methodology in game model called "Legal Work", used in the discipline of Business Law, which is offered in the third period ( second year) of the Business Administration Technical Course, at the Federal Center of Technological Education Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). The practice presented in this discipline has a sociointeractionist approach, emphasizing learning under the influence of social environment, promoting education through experience and interaction within the group from simulated problem situations. Thus, from the pursuit for solutions in interactive environments using Information and Communication Technologies (ICTs), the exchange of content amongst peers, and teacher mediation, students develop information literacy to the proposed content of Company Law syllabus. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2018-11-26T16:53:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação-SILVIA RUFINO-981539891 (1).pdf: 2320823 bytes, checksum: f59517b968aedce6c021d1564abbd431 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-11-26T16:53:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação-SILVIA RUFINO-981539891 (1).pdf: 2320823 bytes, checksum: f59517b968aedce6c021d1564abbd431 (MD5) Previous issue date: 2015-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Competência em Informação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) | pt_BR |
dc.subject | Direito Empresarial. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) | pt_BR |
dc.subject | Plataforma Moodle | pt_BR |
dc.subject | Professional Training | pt_BR |
dc.subject | Competence in Information | pt_BR |
dc.subject | Information and Communication Technologies (ICT) | pt_BR |
dc.subject | Business Law | pt_BR |
dc.subject | Virtual Learning Environment (VLE) | pt_BR |
dc.subject | Moodle Platform | pt_BR |
dc.title | Estratégias de ensino-aprendizagem para a sociedade do conhecimento: uma experiência prática no curso Técnico em Administração do CEFET/RJ | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4388066882666416 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3565629573688410 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Olinto, Gilda | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9123225715599547 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Neves, Antonio Mauricio Castanheira das | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1373547064182292 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Rejane Prevot | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0414849680636159 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Saldanha, Gustavo Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6143079905555041 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo descrever a utilização de uma metodologia de ensinoaprendizagem apresentada no formato do jogo denominado “Trabalho Legal”, utilizado na disciplina de Direito Empresarial, que é ofertada no terceiro período (segundo ano) do Curso Técnico em Administração, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). A prática utilizada nesta disciplina possui uma a abordagem sociointeracionista, evidenciando o aprendizado sob a influência do meio social, promovendo, para tal, a educação pela experiência e a interação com o grupo a partir das simulações de situações-problema, que exigem soluções. Desta forma, a partir da busca de soluções, em ambientes interativos que utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), da troca de conteúdo como os seus pares, e da mediação no acesso à informação pelo professor, os estudantes desenvolvem competências informacionais e absorvem o conteúdo proposto no programa da disciplina de Direito Empresarial do curso técnico em Administração. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
dc.publisher.initials | IBICT/UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação-SILVIA RUFINO-981539891 (1).pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |