Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/979
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRufino, Silvia Cristina-
dc.date.accessioned2018-11-26T16:53:09Z-
dc.date.available2018-11-26-
dc.date.available2018-11-26T16:53:09Z-
dc.date.issued2015-09-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/979-
dc.description.abstractThis dissertation aims to describe the use of a teaching-learning methodology in game model called "Legal Work", used in the discipline of Business Law, which is offered in the third period ( second year) of the Business Administration Technical Course, at the Federal Center of Technological Education Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). The practice presented in this discipline has a sociointeractionist approach, emphasizing learning under the influence of social environment, promoting education through experience and interaction within the group from simulated problem situations. Thus, from the pursuit for solutions in interactive environments using Information and Communication Technologies (ICTs), the exchange of content amongst peers, and teacher mediation, students develop information literacy to the proposed content of Company Law syllabus.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2018-11-26T16:53:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação-SILVIA RUFINO-981539891 (1).pdf: 2320823 bytes, checksum: f59517b968aedce6c021d1564abbd431 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-26T16:53:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação-SILVIA RUFINO-981539891 (1).pdf: 2320823 bytes, checksum: f59517b968aedce6c021d1564abbd431 (MD5) Previous issue date: 2015-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subjectCompetência em Informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)pt_BR
dc.subjectDireito Empresarial. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)pt_BR
dc.subjectPlataforma Moodlept_BR
dc.subjectProfessional Trainingpt_BR
dc.subjectCompetence in Informationpt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologies (ICT)pt_BR
dc.subjectBusiness Lawpt_BR
dc.subjectVirtual Learning Environment (VLE)pt_BR
dc.subjectMoodle Platformpt_BR
dc.titleEstratégias de ensino-aprendizagem para a sociedade do conhecimento: uma experiência prática no curso Técnico em Administração do CEFET/RJpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4388066882666416pt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3565629573688410pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Olinto, Gilda-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9123225715599547pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Antonio Mauricio Castanheira das-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1373547064182292pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Rejane Prevot-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0414849680636159pt_BR
dc.contributor.referee3Saldanha, Gustavo Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6143079905555041pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo descrever a utilização de uma metodologia de ensinoaprendizagem apresentada no formato do jogo denominado “Trabalho Legal”, utilizado na disciplina de Direito Empresarial, que é ofertada no terceiro período (segundo ano) do Curso Técnico em Administração, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). A prática utilizada nesta disciplina possui uma a abordagem sociointeracionista, evidenciando o aprendizado sob a influência do meio social, promovendo, para tal, a educação pela experiência e a interação com o grupo a partir das simulações de situações-problema, que exigem soluções. Desta forma, a partir da busca de soluções, em ambientes interativos que utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), da troca de conteúdo como os seus pares, e da mediação no acesso à informação pelo professor, os estudantes desenvolvem competências informacionais e absorvem o conteúdo proposto no programa da disciplina de Direito Empresarial do curso técnico em Administração.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIBICT/UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-SILVIA RUFINO-981539891 (1).pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais