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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Estratégias de ensino-aprendizagem para a sociedade do conhecimento: uma experiência prática no curso Técnico em Administração do CEFET/RJ
metadata.dc.creator: Rufino, Silvia Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Olinto, Gilda
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Antonio Mauricio Castanheira das
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Rejane Prevot
metadata.dc.contributor.referee3: Saldanha, Gustavo Silva
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo descrever a utilização de uma metodologia de ensinoaprendizagem apresentada no formato do jogo denominado “Trabalho Legal”, utilizado na disciplina de Direito Empresarial, que é ofertada no terceiro período (segundo ano) do Curso Técnico em Administração, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). A prática utilizada nesta disciplina possui uma a abordagem sociointeracionista, evidenciando o aprendizado sob a influência do meio social, promovendo, para tal, a educação pela experiência e a interação com o grupo a partir das simulações de situações-problema, que exigem soluções. Desta forma, a partir da busca de soluções, em ambientes interativos que utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), da troca de conteúdo como os seus pares, e da mediação no acesso à informação pelo professor, os estudantes desenvolvem competências informacionais e absorvem o conteúdo proposto no programa da disciplina de Direito Empresarial do curso técnico em Administração.
Abstract: This dissertation aims to describe the use of a teaching-learning methodology in game model called "Legal Work", used in the discipline of Business Law, which is offered in the third period ( second year) of the Business Administration Technical Course, at the Federal Center of Technological Education Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). The practice presented in this discipline has a sociointeractionist approach, emphasizing learning under the influence of social environment, promoting education through experience and interaction within the group from simulated problem situations. Thus, from the pursuit for solutions in interactive environments using Information and Communication Technologies (ICTs), the exchange of content amongst peers, and teacher mediation, students develop information literacy to the proposed content of Company Law syllabus.
Keywords: Formação Profissional
Competência em Informação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Direito Empresarial. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Plataforma Moodle
Professional Training
Competence in Information
Information and Communication Technologies (ICT)
Business Law
Virtual Learning Environment (VLE)
Moodle Platform
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: IBICT/UFRJ
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/979
Issue Date: Sep-2015
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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