Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1028
metadata.dc.type: Tese
Título : Affordances em redes sociais e fluxos informacionais: diálogos da Ciência da Informação e a teoria das materialidades
metadata.dc.creator: Thurler, Larriza
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra
metadata.dc.contributor.referee1: Marteleto, Regina Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Gouveia, Fabio Castro
metadata.dc.contributor.referee3: Fialho, Joaquim Manuel Rocha
metadata.dc.contributor.referee4: Rodriguez y Rodriguez, Martius Vicente
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa desenvolvida nesta tese tem como objetivo evidenciar a importância de estudos em torno da materialidade dos meios para guiar decisões acerca de tecnologias de compartilhamento de informação e criação de conhecimento organizacional no campo da Ciência da Informação e, mais especificamente, na subárea Gestão do Conhecimento. A Teoria das Affordances – sob a qual as propriedades materiais dos objetos indicariam potencialidades de ações do usuário – foi a ferramenta metodológica usada para explorar as diferentes relações dos indivíduos com plataformas diversas para troca de mensagens. O percurso investigativo foi composto por uma Revisão Sistemática de Literatura, a fim de obter um panorama amplo sobre o que vem sendo estudado sobre affordances de redes sociais para compartilhamento de conhecimento, e por um estudo de caso, cujo objeto de pesquisa foi um grupo de consultores no WhatsApp, para analisar empiricamente os efeitos das affordances dos Sites de Redes Sociais no engajamento para criação de conhecimento organizacional. Com base nos dados coletados, foi desenvolvido um framework que oferece subsídios para pensar as materialidades dos meios, de maneira alinhada com elementos simbólicos, permitindo assim um olhar sistêmico sobre a tecnologia já implementada ou a ser adotada. Observou-se que a abordagem material ainda é pouco explorada no campo da Ciência da Informação, especialmente em estudos empíricos. No entanto, elementos tecnológicos também devem ser considerados, além dos simbólicos, tendo em vista que têm efeitos significativos na disseminação da informação e, portanto, na gestão de “Ba” ou contextos capacitantes de conhecimento.
Resumen : This thesis aims to highlight the importance of studies on the materiality of media to guide decisions about information sharing technologies and organizational knowledge creation in the field of Information Science and more specifically in the sub-area Knowledge Management. The Affordance Theory - under which the material properties of objects would indicate the potentialities of user actions - was the methodological tool used to explore the different relationships of individuals with diverse platforms for information exchange. The investigative course consisted of a Systematic Review of Literature, in order to obtain a broad panorama on what has been studied about social network affordances for knowledge sharing, and of a case study, whose object of research was a group of consultants on WhatsApp, to empirically analyze the effects of Social Networking Sites affordances on engaging to create organizational knowledge. Based on the data collected, a framework was developed that offers subsidies to think about the materialities of the media, in a way aligned with symbolic elements, thus allowing a systemic view on the technology already implemented or to be adopted. It was observed that the material approach is still little explored in the field of Information Science, especially in empirical studies. However, technological elements must also be considered, in addition to symbolic ones, since they have significant effects on the dissemination of information and, therefore, on the management of "Ba" or shared context for knowledge creation.
Palabras clave : Ciência da informação
Teoria das materialidades
Affordances
Gestão do conhecimento
Sites de redes sociais
Theory of materialities of communication
Information Science
Knowledge management
Social networking sites
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: IBICT/UFRJ
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1028
Fecha de publicación : 17-jun-2019
Aparece en las colecciones: Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese_LarrizaThurler_2019.pdf13,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original