Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/995
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorValle, Fernanda-
dc.date.accessioned2019-02-06T16:38:58Z-
dc.date.available2019-02-06-
dc.date.available2019-02-06T16:38:58Z-
dc.date.issued2018-02-21-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/995-
dc.description.abstractIn an increasingly digitized world, where the mediation between companies and consumers is done by online devices, the generation of data and digital trails have become intense. Consequently, from the business point of view, brand management in the 21st century has become even more challenging, especially regarding the qualification of labor. Therefore, this research aims to investigate the vulnerabilities of the process of information monitoring in social media in the light of information literacy and how the human-machine relationship affects the organizational memory. Methodologically, the 2015, 2016 and 2017 editions of the national survey on the profile of social media intelligence professionals were evaluated, as well as two questionnaires elaborated for the brief analysis from the point of view of the sociology of work. It was verified that 80% if the active professionals, between 26 and 32 years of age, learned the information monitoring in the daily work, in other words, they did not receive the necessary knowledge in the college, and their gross monthly salary remained between R$1.500 and R$3.000 in the last three year, indicating precarious working conditions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2019-02-06T16:38:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação Mestrado 2018 - Fernanda do Valle Galvão Debetto.pdf: 1553453 bytes, checksum: 8a8ad573792b8c13aad6a40e56c57db7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-06T16:38:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação Mestrado 2018 - Fernanda do Valle Galvão Debetto.pdf: 1553453 bytes, checksum: 8a8ad573792b8c13aad6a40e56c57db7 (MD5) Previous issue date: 2018-02-21en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectOrganização do conhecimentopt_BR
dc.subjectBig datapt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectComunicação corporativapt_BR
dc.subjectInformation Sciencept_BR
dc.subjectKnowledge organizationpt_BR
dc.subjectInformation literacypt_BR
dc.subjectCorporate communicationpt_BR
dc.titleCompetência em informação: vulnerabilidade do processo de monitoramento de mídias digitais para a reputação das organizaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6027868789058693pt_BR
dc.contributor.advisor1Pimenta, Ricardo Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0416440515458304pt_BR
dc.contributor.referee1Schneider, Marco André Feldman-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6589062304969432pt_BR
dc.contributor.referee2Bezerra, Arthur Coelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1359214991662158pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Pablo Cezar Laignier de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5889695179312593pt_BR
dc.description.resumoEm um mundo cada vez mais digitalizado, onde a mediação entre empresa e consumidor é feita por dispositivos online, a geração de dados e rastros digitais se tornou intensa. Consequentemente, do ponto de vista empresarial, realizar a gestão de marca no século XXI tornou-se ainda mais desafiador, principalmente no que concerne à qualificação de mão de obra. Por isso, essa dissertação investigou as vulnerabilidades do processo de monitoramento de mídias digitais à luz da competência em informação e como a relação homem-máquina afeta a memória organizacional. Metodologicamente, foram avaliadas as edições de 2015, 2016 e 2017 da pesquisa nacional sobre o perfil dos profissionais de inteligência em mídias sociais, além de dois questionários próprios com vistas à breve análise sob o ponto de vista da sociologia do trabalho. Constatou-se que 80% dos profissionais ativos, entre 26 e 32 anos de idade, aprenderam a monitorar no cotidiano de trabalho, ou seja, não receberam os conhecimentos necessários na graduação, e a média salarial bruta permaneceu entre R$1.500 e R$3.000 nos últimos três anos, indicando precarização da função.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIBICT/UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado 2018 - Fernanda do Valle Galvão Debetto.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais