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Tipo: Tese
Título: Informação no protagonismo social, na garantia dos direitos e satisfação de necessidades dos idosos: centros de convivência do Rio de Janeiro e São Luís
Autor(es): Vetter, Silvana Maria de Jesus
Primeiro orientador: Olinto, Gilda
Coorientador: Ferreira, Maria Mary
Membro da banca: Bezerra, Arthur Coelho
Membro da banca: Marques, Luana Farias Sales
Membro da banca: Diniz, Cládice Nóbile
Membro da banca: Medeiros, Ana Lígia Silva
Resumo: Este estudo trata sobre informação no protagonismo social, na defesa dos direitos e na satisfação de necessidades de informação dos idosos, no contexto de Centros de Convivência para idosos, instituições definidas em legislação específica voltadas para esse segmento social. A problemática que gerou o estudo contempla as seguintes questões: em que medida as ações desenvolvidas em Centros de Convivência contribuem para o acesso à informação sobre os direitos, cumprimento desses direitos, assim como atendimento às necessidades e promoção do protagonismo social dos idosos que os frequentam? O quanto esses sujeitos estão conscientes dos seus direitos e agem na busca de informações para a satisfação de suas necessidades e solução de seus problemas? Na busca de respostas para tais indagações, em revisão de literatura, considerou-se abordagens sobre a velhice no cenário atual, especificamente a estigmatização da velhice, o envelhecimento ativo e a feminização da velhice. Abordou-se também literatura que focaliza a relevância da informação no protagonismo social de idosos, enfatizando a sua importância nos dias atuais. Argumentos que consideram aspectos das necessidades de informação, competência em informação e direitos de informação que se mostram relevantes para esse grupo social foram também considerados nesta pesquisa. Como se caracterizam os Centros de Convivência no país, sua origem em legislação e o seu papel social junto à população dos idosos foi o primeiro passo do estudo empírico. A seguir, foram selecionados quatro Centros de Convivência de Idosos do Rio de Janeiro e de São Luís, aqui definidos como o campo de estudo. Nestes foram realizadas observação participante e entrevistas semiestruturadas com usuários dos Centros e com seus coordenadores. Os resultados indicam que os Centros de Convivência realizam várias ações que contribuem para o protagonismo social dos idosos, como informá-los sobre seus direitos e satisfazer outras necessidades de informação. Não foram identificadas, porém, ações de estímulo à atuação dos idosos na definição das atividades do centro e na sua conscientização enquanto grupo social apto a lutar pelos seus direitos. As entrevistas com os idosos mostraram os tipos de necessidades de informação que expressam, além das atividades que valorizam. No seu uso dos Centros destacam-se as atividades de prevenção da doença e de lazer. O desafio aos Centros de Convivência de Idosos é articular o conhecimento adquirido pelos usuários com a solução das necessidades de informação, visando a promoção do envelhecimento ativo e protagonista.
Abstract: This study deals with the role of information in the social protagonism, in the defense of rights and in the satisfaction of information needs of elders, in the context of Centros de Convivência de Idosos (Centers for the coexistence of the elderly), institutions created by specific Brazilian legislation. The theoretical problematic discussed led to following research questions: the actions promoted by the Centros de Convivência contribute to the access to information about rights of their users, as well as the fulfilment of their information needs and to the promotion of their social protagonism? How much are these elders conscious of their rights, are active in seeking the satisfaction of their needs, and in the solution of their problems? Seeking to answer these questions a literature review was made considering the following themes: old age in contemporary society, especially old age stimatization, active old age, and old age feminization. The literature that approaches the relevance of information in old age protagonism is also considered, as well as arguments about the importance of information needs, information literacy and information rights to this social segment. The first step of the empirical study was the description of the Centros de Convivência in the country, its origin in the legislation and its role in promoting well being of the elderly. Next, four Centros de Convivência in the cities of Rio de Janeiro and São Luís were selected as the study field. In the study of these centers the methods of observation and semi-structured interviews were applied to describe visits to the centers and to obtain information and opinions of coordinators and users. Data results indicate that these centers in fact contribute to the social protagonism of the elderly, as it is the case of providing information about their rights, and information that subsidise them in satisfying their necessities. However, actions to stimulate users in defining the activities of the centers and to promote the consciousness of the users as a social group apt to fight for their rights were not identified. The interviews applied helped to point out several types of information the users need and the activities they value the most. Interview data also show that leisure and disease prevention is what characterizes the use of these centers. The challenge of the Centros de Convivência is to articulate the knowledge acquired by their users with the solution of their information needs, aiming at the promotion of and active and protagonist old age.
Palavras-chave: Informação para os idosos
Protagonismo social da velhice
Necessidades de informação
Direito à informação na velhice
Centros de Convivência de Idosos no Brasil
Information for the elderly
Old age social protagonism
Information needs
Old age information rights
Information Centers for the Elderly in Brazil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: IBICT/UFRJ
Departamento: Escola de Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/971
Data do documento: 27-Abr-2018
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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