Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/961
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A construção da identidade do profissional da informação em Biblioteconomia partir do DASP, do IBBD e do IBICT: um estudo histórico a partir de fontes primárias das instituições no período 1930-­ 1950
metadata.dc.creator: Rangel, Thayron Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Pimenta, Ricardo Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Saldanha, Gustavo Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Thiesen, Icleia
metadata.dc.contributor.referee3: Pinheiro, Lena Vania Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee4: Cavalcanti, Marcia Teixeira
metadata.dc.description.resumo: Busca analisar o contexto de surgimento da criação do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD), bem como sua reflexividade na construção da identidade dos profissionais de informação em Biblioteconomia e Documentação. Compreendidas por fatores sociais, tecnológicos, culturais e demais interesses econômicos, as Políticas de informação se justapõem às linhas de força que corroboram a construção da identidade dos profissionais de informação, fluida e dinâmica. Os procedimentos metodológicos de natureza qualitativa e exploratória, foram realizados a partir de sete etapas que compreendem desde levantamento e pesquisa bibliográfica, a análise de documentos primários e realização de história oral e, a inserção no Projeto Memórias Cientificas: História Oral da Ciência da Informação no Brasil. Acredita-­se que com o desenvolvimento deste estudo, muitos outrosvirao, a fim de compreender o contexto e os fatores que moldaram a construção da identidade dos profissionais in loco, bem como o histórico do primeiro instituto de CI no Brasil.
Abstract: As part of a current Master's dissertation, this article seeks to analyze the context for the emergence of information policies since the creation of the Bibliography and Documentation Brazilian Institute (IBBD), as well as its reflexivity in the construction of information professionals’ identity in the field of Librarianship and Documentation. Comprised by social, technological, cultural and economic interests, information policies juxtapose the lines of force that corroborate the construction of information professionals’ identity, fluid and dynamic. The methodological procedures of a qualitative and exploratory nature were carried out from eight stages, starting with bibliographical research, then primary documents analysis and collection of oral history, and finally, the insertion of this research in the Scientific Memories Project: Information Science Oral History in Brazil. It is believed that, by developing this study, it is possible to understand the context and the factors that shaped the construction of professionals identity in loco.
Keywords: Bibliotecário
Biblioteconomia
Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP)
Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD).
Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT).
Identidade Profisssional
Ciência da Informação
Librarianship
Librarian Science
Administrative Department of Public Service (DASP)
Bibliography and Documentation Brazilian Institute (IBBD)
Brazilian Institute of Information, Science and Technology (IBICT)
Professional Identity
Information Science
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: IBICT/UFRJ
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/961
Issue Date: 26-Jun-2017
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Thayron Rangel 2017.pdf18,22 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright