Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDoyle, Andréa-
dc.date.accessioned2018-04-03T19:09:17Z-
dc.date.available2018-04-03-
dc.date.available2018-04-03T19:09:17Z-
dc.date.issued2017-02-17-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/960-
dc.description.abstractThis research investigates, enlightened by Information Science, new information and education practices developed during the occupation of Rio de Janeiro state schools. The objective of this work is to understand the contribution of occupations to education through the concept of critical information literacy. Its specific objectives are: to map students' access to traditional school information spaces (library, computer room and science labs) before, during and after the occupation; to identify sources of information generated from the activities developed in the occupations; and to discuss the students' perceptions of the information conveyed by the media about the occupations. The theoretical framework includes authors who are grouped under the category of critical pedagogy, as well as others included in the category of information literacy, in addition to those that contribute with insights on critical theories and the concept of information regime. A qualitative approach was adopted that includes the ethnographic method, which inspired the exploratory phase of visits, the bibliographical research in order to define the theoretical reference and the semistructured group interview to evaluate gains and losses of the occupation movement. The results obtained by the analysis of the interviews show that access to informational spaces is still restricted, that the multiplication of information sources during the occupations contributed to enrich the learning process and that the general perception of the media was modified from the experience of occupation. It concludes that, in addition to the achievements of the movement such as access to some informational spaces, greater participation in school decisions through direct elections for headmaster and students’ guild, emergency funding, among others, practices developed during the occupations have made its organizers individuals more critical and better prepared for life-long learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2018-04-03T19:09:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AndreaDoyle_Capa_Dura.pdf: 2918363 bytes, checksum: fda9277912a55b685b8168a7d0a945d9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-03T19:09:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AndreaDoyle_Capa_Dura.pdf: 2918363 bytes, checksum: fda9277912a55b685b8168a7d0a945d9 (MD5) Previous issue date: 2017-02-17en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectCompetência Crítica em Informaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia Críticapt_BR
dc.subjectEscolas Ocupadas – Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectInformation Sciencept_BR
dc.subjectCritical Information Literacypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCritical Pedagogypt_BR
dc.subjectOccupied Schools – Rio de Janeiropt_BR
dc.titleCompetência crítica em informação nas escolas ocupadas do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261141207039352pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Arthur Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1359214991662158pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Talita Vidal-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0712774444037943pt_BR
dc.contributor.referee2Cocco, Giuseppe Mario-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5331547205905799pt_BR
dc.contributor.referee3Schneider, Marco André Feldman-
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga, à luz da Ciência da Informação, novas práticas informacionais e educativas desenvolvidas nas ocupações das escolas estaduais do Rio de Janeiro. O trabalho tem por objetivo compreender a contribuição das ocupações para a educação a partir do conceito de competência crítica em informação. Seus objetivos específicos são: mapear o acesso dos estudantes a espaços de informação escolares consagrados (biblioteca, sala de informática e laboratórios de ciências) antes, durante e depois da ocupação; identificar fontes de informação geradas a partir das atividades desenvolvidas nas ocupações; e discutir a percepção dos estudantes sobre as informações veiculadas na mídia a respeito das ocupações. Para sua realização, foi adotada uma abordagem qualitativa que inclui o método etnográfico, que inspirou as visitas da fase exploratória, a pesquisa bibliográfica para definir o referencial teórico e a entrevista semi-estruturada em grupo para fazer o balanço dos ganhos e perdas do movimento de ocupação. O referencial teórico inclui autores reagrupados sob a categoria pedagogia crítica, assim como outros incluídos na categoria competência em informação (CoInfo), além dos que contribuem com visões sobre as teorias críticas e o conceito de regime de informação. Os resultados obtidos pela análise das entrevistas mostram que o acesso aos espaços informacionais ainda é restrito, que a multiplicação das fontes de informação durante as ocupações contribuiu para tornar o aprendizado mais rico e que a percepção geral das mídias foi modificada a partir da experiência de ocupação. Conclui que, para além das conquistas do movimento como acesso a alguns espaços informacionais, maior participação nas decisões escolares por meio das eleições diretas para direção e grêmio, verba emergencial, entre outras, as práticas das ocupações tornaram seus organizadores indivíduos mais críticos e mais preparados para o aprendizado ao longo da vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIBICT/UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AndreaDoyle_Capa_Dura.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais