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Tipo: Dissertação
Título: Conhecimento e memória na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz: reflexões e elementos para a construção de iniciativas de memória organizacional
Autor(es): Loureiro, Érica de Castro
Primeiro orientador: Pimenta, Ricardo Medeiros
Membro da banca: Marteleto, Regina Maria
Membro da banca: Santos, Paulo Roberto Elian dos
Membro da banca: Souza, Rosali Fernandez
Membro da banca: Santos, Paula Xavier dos
Resumo: Estudo a respeito do conceito de memória e sua abordagem segundo a perspectiva da gestão do conhecimento, com o objetivo de estabelecer iniciativas de memória organizacional em instituições de memória. A partir da reflexão de temas correlatos ao conceito de memória - tais como esquecimento, influência do presente, memória em grupos sociais, documentos e arquivos, entre outros -, são abordadas algumas das questões que devem ser consideradas por instituições que pretendam propiciar, por meio de iniciativas de memória organizacional, uma melhor circulação de informações, experiências e conhecimentos, levando ao reforço de sua identidade e a uma maior aprendizagem organizacional. Contrapõe as questões teóricas com a análise de uma instituição de memória específica, a Casa de Oswaldo Cruz (COC). Utilizado a técnica de história oral, esta instituição é apresentada a partir da narrativa de alguns de seus membros fundadores, personagens estes representativos das principais áreas de atuação da organização, que são questionados ainda a respeito de perspectivas e ações realizadas em relação à memória da organização ao longo de suas trajetórias na COC. Questionamento semelhante a este último é apresentado a outro grupo, de atuais gestores da organização, considerando a realidade institucional do momento presente. Objetiva verificar a existência de possíveis diferenças de percepção entre as áreas da instituição, assim como a percepção dos membros fundadores em relação às novas gerações, mapeando ainda facilitadores, entraves e temas de interesse para uma iniciativa de memória organizacional. Apresenta, por fim, propostas a serem desenvolvidas neste sentido na instituição estudada.
Abstract: Study on the concept of memory and its approach according to the perspective of knowledge management, with the goal of establishing organizational memory initiatives in memory institutions. From the reflection about related issues to the memory concept - such as forgetfulness, influence of the present, memory of social groups, documents and archives, among others -, are addressed some of the issues that should be considered by institutions that wish to provide, through organizational memory initiatives, a better circulation of information, experiences and knowledge, reinforcing their identity and promoting a greater organizational learning. It contrasts theoretical questions with the analysis of a specific memory institution, Casa Oswaldo Cruz (COC). Using the technique of oral history, the institution is presented from the narrative of some of its founding members, representing the main areas of the organization, who are also asked about perspectives and actions taken in relation to the memory of the organization throughout their career in COC. Similar questioning is presented to another group, of current managers of the organization, considering the institutional reality of the present moment. It aims to check for possible different perceptions between areas of the institution, as well as the perception of the founding members in relation to the new generations, also mapping possible facilitators, barriers and interest themes to an organizational memory initiative. It presents, at last, proposals to be developed in this sense in the studied institution.
Palavras-chave: Memória
Gestão do conhecimento
Memória organizacional
Aprendizagem organizacional
História oral
Narrativas
Organizações
Memory
Knowledge management
Organizational memory
Organizational learning
Oral history
Narratives
Organizations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: IBICT/UFRJ
Departamento: Escola de Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/934
Data do documento: 31-Mai-2016
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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