Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/905
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os sentidos da música, o dinheiro e a mídia
Autor(es): Schneider, Marco André Feldman
Resumo: Quais são os significados dos sons musicais? Sons têm um sentido, na dupla acepção do termo – sensível e significante? Como identificá-los? E o que dizer dos gostos musicais? O objetivo deste artigo não é responder a estas perguntas, mas propor algumas questões que talvez possam contribuir nessa direção, com base na teoria do valor de Marx – mais especificamente na contradição entre valor de uso e valor de troca, incluindo todas as suas conhecidas consequências –, articulada a uma relação entre sons musicais e sentimentos morais, sugerida por Rousseau em seu Ensaio sobre a origem das línguas.
Abstract: What are the meanings of musical sounds? Sounds have meanings, in the double sense - sensitive and significant? How to identify them? And what about the musical tastes? The purpose of this paper is not to answer these questions, but to propose some questions that may possibly contribute in this direction, based on Marx’s theory of value - specifically the contradiction between use value and exchange value, including all of its known consequences - articulated a relationship between musical sounds and moral sentiments suggested by Rousseau in his Essay on the origin of Languages.
Palavras-chave: Música
Gosto
Capital
Music
Taste
Capital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Sigla da instituição: IBICT
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/905
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Artigos em Revistas publicadas no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
445-2066-3-PB.pdf227,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons