Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/890
Tipo: Dissertação
Título: A ágora digital, a competência crítica em informação e a cidadania ampliada: uma construção possível
Autor(es): Brisola, Anna Cristina Caldeira de Andrada Sobral
Primeiro orientador: Schneider, Marco André Feldman
Membro da banca: Bezerra, Arthur Coelho
Membro da banca: Moretzsohn, Sylvia
Resumo: Esta pesquisa procura traçar um caminho para a discussão da competência crítica em informação voltada ao projeto de uma cidadania ampliada na ágora digital, percorrendo os conceitos envolvidos neste assunto. Para atingir os aspectos relevantes para a C.I. a respeito desta competência é necessário compreender a ágora, a cidadania, os atributos de um cidadão engajado, o meio digital e as redes sociais digitais, bem como as influências atuantes sobre o cidadão e as redes. É preciso compreender a democracia e os movimentos sociais, além de entender o que é inclusão e letramento digital, competência em informação, competência crítica e competência para a cidadania ampliada. O objetivo maior é pensar em como despertar o gosto pela informação e pela construção do conhecimento a fim de estimular o exercício de uma cidadania participativa. Muitos autores foram necessários para singrar este caminho. É um longo caminho a trilhar, mas necessário à C.I. e de sua responsabilidade, já que se trata de colaborar com a formação do conhecimento no cidadão que convive neste cibermundo contemporâneo.
Abstract: This research tries to draw a path to the discussion of the critical literacy This research tries to draw a path to the discussion of the critical in digital agora, wandering through the concepts involved in this subject. TTo reach the relevant aspects to the Science of Information regarding this literacy is necessary to understand the agora, the citizenship, the qualities of an engaged citizen, the digital media and the digital social networks, as well as the influences that act on both the citizen and the networks. It is needed to understand democracy and the social movements, in addition to understanding what is the digital inclusion and literacy, proficiency in information, critical literacy and literacy for expanded citizenship. The greater goal is to think about how to awaken a taste for information and for the construction of knowledge to the point of stimulating the practice of a participating citizenship. Many authors were needed to walk along this path. It is a long path, but it is essential to the Science of Information and its responsibility, as it's about collaborating in the shaping of the knowledge of the citizen that live in this contemporary cyber world.
Palavras-chave: Competência crítica em informação
cidadania ampliada
redes digitais
letramento digital
mobilização em rede
ciência da Informação
Critical information literacy
expanded citizenship
networks
digital literacy
network mobilizing
information science
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: IBICT/UFRJ
Departamento: Escola de Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/890
Data do documento: 31-Mar-2016
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_VERS FINAL_A ágora midiática digital a competência crítica informacional e a cidadani.pdf776,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons