Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/875
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Cristiano Xavier da-
dc.date.accessioned2016-08-12T17:48:56Z-
dc.date.available2016-08-12-
dc.date.available2016-08-12T17:48:56Z-
dc.date.issued2016-02-25-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/875-
dc.description.abstractThis paper aims to investigate new teaching-learning relationships from the use of information and communication technologies, and analyzing the use of technological devices such as pacemakers teaching resources in the teaching-learning process. The study sought information on the use of information technologies in the teaching-learning process in high school classes. The theoretical framework is presented with a number of authors who discuss the usefulness of these technologies in the teaching-learning process and how we can adapt them to the public school reality. The case study in a school of the state public school system, in the Baixada Fluminense, Greater Rio de Janeiro. Interviews were conducted with teachers and students, which sought to argue the effect of the use of technology in mediating learning. The survey showed that the school is still far from expectations of a teaching mediated by new technologies as to guide the development of a continuous learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2016-08-12T17:48:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_Cristiano Xavier_final.pdf: 550848 bytes, checksum: a667de06abc1828a338b4139766b5ea8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-12T17:48:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_Cristiano Xavier_final.pdf: 550848 bytes, checksum: a667de06abc1828a338b4139766b5ea8 (MD5) Previous issue date: 2016-02-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectInformation Technologypt_BR
dc.subjectTeaching and Learningpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias da informação no processo de ensino-aprendizagem: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4577074155590070pt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Geraldo Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4611487449721174pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Rosali Fernandez de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722582102636346pt_BR
dc.contributor.referee2Pimenta, Ricardo Medeiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0416440515458304pt_BR
dc.contributor.referee3Calil Junior, Alberto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9490009776453579pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo investigar as novas relações de ensino-aprendizagem a partir da utilização de tecnologias da informação e comunicação e analisar a utilização de dispositivos tecnológicos como recursos didáticos estimuladores do processo de ensino-aprendizagem. O estudo buscou informações sobre o uso das tecnologias de informação no processo de ensino-aprendizagem, em turmas do ensino médio. No referencial teórico é apresentado um conjunto de autores que discutem a utilidade dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e o como podemos adaptá-las à realidade da escola pública. O estudo de caso foi realizado numa escola da rede pública estadual de ensino, na Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas com professores e alunos, onde procurou-se arguir o efeito da utilização de tecnologias na mediação da aprendizagem. A pesquisa apontou que a escola ainda está distante das expectativas de um ensino mediado pelas novas tecnologias, a ponto de nortear o desenvolvimento de uma aprendizagem contínuapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIBICT/UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Cristiano Xavier_final.pdf537,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais