Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/869
Tipo: Dissertação
Título: Ação discursiva do bibliotecário na educação básica
Autor(es): Silva, Simone Alves da
Primeiro orientador: Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de
Membro da banca: Olinto, Gilda
Membro da banca: Weitzel, Simone
Resumo: O presente trabalho faz uma breve reflexão sobre as atribuições, habilidades e responsabilidades do bibliotecário no âmbito escolar. Apresenta os principais aspectos das teorias do Agir comunicativo, do Discurso e da Reconstrução racional de Jürgen Habermas que se relacionam ao processo de ensino-aprendizagem. Aborda as principais características da sociedade da informação que demandam o desenvolvimento de habilidades fundamentais à utilização produtiva da informação e da comunicação, e suas implicações para a educação básica no Brasil. Destaca os pressupostos das teorias de Jürgen Habermas para a construção de uma educação emancipatória e libertadora. Mostra, com base na literatura consultada, o imaginário da comunidade escolar sobre o bibliotecário e a biblioteca, o que representam uma barreira para a efetiva inserção deste profissional no processo de ensino-aprendizagem e a transformação da biblioteca como lugar de comunicação e discussão da informação e construção do conhecimento. Faz uma análise da produção científica nas áreas da Ciência da Informação e da Biblioteconomia sobre o bibliotecário escolar que atua em escola pública nas publicações periódicas das áreas com classificação Qualis A1 e A2. Expõe os resultados da pesquisa, que de modo geral revela a necessidade de aprofundar os estudos sobre a atuação, competências e responsabilidades do bibliotecário escolar. Os resultados indicam que 33% dos artigos analisados na pesquisa têm relação com ações de informação voltadas ao processo de ensino-aprendizagem. O estudo também aponta que 27% dos artigos abordaram, de algum modo, questões relativas à atuação e ao papel do bibliotecário na escola, o que denota o interesse dos pesquisadores em construir um paradigma educacional para o bibliotecário escolar. E por fim, faz uma breve reflexão do papel do bibliotecário na escola pública brasileira, com base na teoria do Agir comunicativo, procurando incentivar o debate sobre a importância de este profissional desenvolver ações com enfoque na interação e na comunicação entre os indivíduos, que são aspectos fundamentais ao processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This paper makes a brief reflection on the duties, responsibilities and skills of the librarian in the school. Presents the main aspects of the theories of Communicative act, Discourse and Rational reconstruction of Jürgen Habermas that relate to the teaching-learning process. Discusses the main features of the information demand the development of key productive use of information and communication skills society, and its implications for basic education in Brazil. Highlights the assumptions of the theories of Jürgen Habermas to build an emancipatory and liberating education. Shows, based on the literature, the imagery of the school community about the librarian and the library, which represent a barrier to the inclusion of this person in the teaching-learning and the transformation of the library as a place for communication and discussion of information and knowledge construction. An analysis of scientific literature in the areas of Information Science and Library on the school librarian who works in a public school in the periodicals of the areas classification Qualis A1 and A2. Exposes search results, which generally reveals the need for further studies on the role, powers and responsibilities of the school librarian. The results indicate that 33% of the articles analyzed in the study are related to information actions aimed at teaching-learning process. The study also shows that 27% of articles addressed somehow, questions concerning the role and the role of the librarian in the school, which shows the interest of researchers in building an educational paradigm for the school librarian. Finally, a brief reflection on the role of the librarian in Brazilian public schools, based on the theory of communicative act, seeking to encourage debate on the importance of this professional develop activities focused on interaction and communication between individuals who are fundamental to the teaching-learning process aspects.
Palavras-chave: Bibliotecário escolar
Educação básica - Brasil
Teoria do Agir Comunicativo
Ética do Discurso
Reconstrução Racional
Sociedade da informação
Tecnologias de informação e comunicação
Processo de ensino-aprendizagem
School librarian
Basic education - Brazil
Theory of communicative act
Discourse Ethics
Rational reconstruction
Information society
Information and communication technology
Teaching-learning process
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: IBICT/UFRJ
Departamento: Escola de Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/869
Data do documento: 11-Set-2013
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais