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dc.creatorAntoniutti, Cleide Luciane-
dc.date.accessioned2016-07-05T19:51:23Z-
dc.date.available2016-07-05-
dc.date.available2016-07-05T19:51:23Z-
dc.date.issued2015-08-07-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/849-
dc.description.abstractThis thesis focuses on the uses that contemporary election campaigns have made of big data, from datificação of information phenomenon and adoption of new practices to achievement of voters derived therefrom. The work begins discussing the information and technology from the Informational Society (Castells).Features then the datificação phenomenon from the availability and use of digital social media and mobile devices. Conceptualizes and features the big data from different theoretical and practical dimensions, presenting the big data impacts on surveillance, monitoring and use of personal information of digital social media environments. Discusses the features of the current election campaigns and the concepts of electoral marketing. Presents election campaigns centered on data, illustrating the example of the American election campaign of Barack Obama 2012. In empirical research investigates how data Brazilian companies work with big data in election campaigns. Search different views of experts on the subject. It is observed directly a Brazilian election campaign in the 2014 election that focuses its strategies on the use of big data. It is considered the big data as a little-used process, but with great expectations, contributing to the targeted and microsegmentadas actions of communication between candidates and voters.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2016-07-05T19:51:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TESE DOUTORADO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - 2015 - CLEIDE LUCIANE ANTONIUTTI - IBICT-ECO-UFRJ (1).pdf: 4250615 bytes, checksum: 15d67eba953ab4abafcf6b01136a4710 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBig Datapt_BR
dc.subjectCampanhas Eleitoraispt_BR
dc.subjectDatificaçãopt_BR
dc.subjectSociedade Informacionalpt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectElectoral campaignspt_BR
dc.subjectDatificacionpt_BR
dc.subjectInformational societypt_BR
dc.subjectInformationpt_BR
dc.titleUsos do Big Data em campanhas eleitoraispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8008779234530321pt_BR
dc.contributor.advisor1Albagli, Sarita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8946328562221916pt_BR
dc.contributor.referee1Schneider, Marco André Feldman-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6589062304969432pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3565629573688410pt_BR
dc.contributor.referee3Veiga, Luciana Fernandes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6225554673074879pt_BR
dc.contributor.referee4Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1769678534430582pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem como foco os usos que campanhas eleitorais contemporâneas têm feito do big data, a partir do fenômeno da datificação da informação e da adoção de novas práticas para conquista de eleitores daí derivadas. O trabalho inicia-se discutindo a informação e a tecnologia a partir da Sociedade Informacional (Castells). Caracteriza em seguida o fenômeno da datificação a partir da disponibilidade e dos usos das mídias sociais digitais e dos dispositivos móveis. Conceitua e caracteriza o big data a partir de diferentes dimensões teóricas e práticas, apresentando os impactos do big data na vigilância, monitoramento e uso de informações pessoais de ambientes de mídias sociais digitais. Discute as características das campanhas eleitorais atuais e os conceitos de marketing eleitoral. Apresenta campanhas eleitorais centradas em dados, ilustrando com o exemplo da campanha eleitoral americana de Barack Obama de 2012. Na pesquisa empírica, investiga como empresas de dados brasileiras trabalham com o big data em campanhas eleitorais. Busca diferentes visões de especialistas sobre a temática. Observa-se diretamente uma campanha eleitoral brasileira no pleito de 2014, que foca suas estratégias no uso do big data. Considera-se o big data como um processo pouco usado, mas com grandes expectativas, contribuindo para as ações direcionadas e microsegmentadas de comunicação entre candidato e eleitores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIBICT/UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
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