Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/839
Tipo: Tese
Título: Flutuações conceituais, percepções visuais e suas repercussões na representação informacional e documental da fotografia para formulação do conceito de Informação fotográfica digital
Autor(es): Guerra, Claudia Bucceroni
Primeiro orientador: Pinheiro, Lena Vania Ribeiro
Membro da banca: Souza, Rosali Fernandez de
Membro da banca: Hollanda, Ricardo Silva de
Membro da banca: Rocha, Luisa Maria Gomes de Mattos
Membro da banca: Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de
Resumo: Pesquisa cujo objetivo principal é a formulação de um conceito de informação fotográfica digital, tendo por fundamentos teóricos os estudos e conceitos de documento e informação, na Ciência da Informação. Tanto a fotografia analógica quanto a digital são analisadas na sua gênese, evolução técnica e tecnológica, nos marcos de sua historicidade e considerando os atributos extrínsecos e intrínsecos. As discussões sobre imagem, analógica e digital, constituem também pilares teóricos da pesquisa, na amplitude de aplicações da imagem, da pesquisa científica aos usos domésticos. Em parte substantiva da tese sã aprofundados a percepção visual em relação á Arte e à estética, especialmente na informação semântica e informação em Arte, além dos paradigmas da objetividade e o índice peirciano. A formulação do conceito de informação fotográfica digital é sustentada pelo diferencial entre fotografia analógica e digital, relativo á captura da imagem, estética da veracidade, manipulações de imagem e protocolos que norteiam conteúdo semântico e estético da imagem fotográfica digital.
Abstract: Research with the main goal to formulate a concept for digital photographic information, under the theoretical bases of concepts and studies of document and information within Information Science. Both the analogical and the digital photograph are analyzed from its origin, technical and technological evolution, and also its historicity, considering the intrinsic and extrinsic attributes of photographs. Debates about both types of images are also theoretical support for the research, as well as its broad application range, from scholarly research to home use. Visual perception related to the Arts and Aesthetics, especially in what regards semantic information and information in the Arts, besides the objective paradigm and the peircean signs theory are subjects of thorough exploration. The construction of a conception for digital photographic information is supported by the differential between analogic photography and digital photography, related to the image capture, aesthetic accuracy, manipulations of image, and protocols that aim towards semantic and aesthetics content of the digital photographic image.
Palavras-chave: Informação Fotográfica Digital
Informação
Documento
Ciência da Informação
Fotografia Analógica
Fotografia Digital
Digital Photographic Information
Information
Document
Information Science
Analogic Photography
Digital Photography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: IBICT/UFRJ
Departamento: Escola de Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/839
Data do documento: 28-Mar-2013
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudia Bucceroni Guerra - Doutorado - 2013.pdf2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons