Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/832
Tipo: Trabalho apresentado em evento
Título: Wikipédia de procedimentos da estratégia saúde da família: espaço possível de discussão para melhoria de processos e inovação.
Autor(es): Maia, Mariangela Rebelo
Costa, Elaine
Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de
Abstract: Neste artigo, discutem-se as possibilidades de ações comunicativas para a melhoria de processos e inovação nas organizações de saúde, analisando o impacto que a informação e tecnologia podem causar. Os sistemas sociais reduzem a complexidade do mundo da vida, na proporção que excluem possibilidades e selecionas outras. A proposta neste trabalho é a utilização da Wikipédia para procedimentos que fazem parte do cotidiano das ações da Estratégia Saúde da Família (ESF). Os processos de argumentação, discurso e o agir comunicativo serão utilizados para embasar os conhecimentos adquiridos com o processo de criação dos verbetes na Wikipédia. As equipes do saúde da família podem ser beneficiadas de ações discursivas entre seus participantes. Sugere-se a criação de verbetes na Wikipédia para os principais procedimentos da ESF como modo de abrir espaço de discussão cooperativa e em tempo real sobre o melhor modo de agir em cada um deles. O processo de criação dos verbetes pode funcionar também como espaço pragmático de construção de protocolos, proporcionando a inclusão de inovações.
Palavras-chave: Wikipédia; Saúde da Família; Melhoria no Processo; Inovação.
Editor: ANCIB
Citação: MAIA, Mariângela Rebelo; COSTA, Elaine Hipólito dos Santos; LIMA, Clovis Montenegro. Wikipédia de procedimentos da estratégia saúde da família: espaço possível de discussão para melhoria de processos e inovação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014. Anais... Belo Horizonte: ANCIB, 2014. GT11, p.5278-5290.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/832
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GT11AnaisXV.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais