Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/824
Tipo: Trabalho apresentado em evento
Título: Publicação ampliada: um novo modelo de publicação científica voltada para os desafios de uma ciência orientada por dados.
Autor(es): Sales, Luana Farias
Souza, Rosali Fernandez de
Sayão, Luís Fernando
Abstract: O novo paradigma científico conhecido como eScience é caracterizada pela geração, uso e compartilhamento dinâmico de dados de pesquisa decorrente, principalmente, do avanço dos instrumentos científicos e do uso intensivo desoftware de simulação e de equipamentos computacionais distribuídos em redes globais. Os dados gerados pela eScience são objetos digitais complexos, heterogêneos , distribuídos e extremamente diversificados, constituindo os principais produtos das atividades de pesquisa desse paradigma. Como desdobramento, este fenômeno da pesquisa contemporânea coloca um novo desafio para a comunicação científica: como expressar e disseminar por meio das publicações convencionais – impressas ou digitais – a sofisticação e multiplicidade dos produtos de pesquisa gerados pelas metodologias de pesquisa da eScience? A necessidade de garantir as propriedades semânticas, estruturais e a capacidade de acesso, recuperação e reuso em dos dados de pesquisa em diferentes contextos, impulsiona o surgimento de formulações inéditas de publicações científicas. Nessa direção, o presente trabalho investiga as principais concepções de publicações científicas propostos para enfrentar o desafio do dilúvio de dados de pesquisa , concentrando-se especificamente no conceito de “publicação ampliada” que agrega de forma padronizada publicações, dados, conjunto de dados e metadados. Para tal, utiliza-se como método a análise dos principais relatórios que estabelecem os padrões, modelos e práticas para a formação de publicações ampliadas e analisa os pressupostos e condicionantes da eScience e seus impactos na comunicação científica.
Palavras-chave: eScience; Dados de Pesquisa; Publicação Ampliada.
Editor: ANCIB
Citação: SALES, Luana Farias; SOUZA, Rosalí Fernandez de; SAYÃO, Luís Fernando. Publicação ampliada: um novo modelo de publicação científica voltada para os desafios de uma ciência orientada por dados. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014. Anais... Belo Horizonte: ANCIB, 2014. GT7, p.3471-3492.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/824
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GT7AnaisXV.pdf10,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais