Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/819
metadata.dc.type: Trabalho apresentado em evento
Título : Uso do big data em campanhas políticas eleitorais.
metadata.dc.creator: Antoniutti, Cleide
Albagli, Sarita
Resumen : Visa-se compreender e analisar o uso do big data em campanhas políticas eleitorais. Sistematiza-se, na primeira parte, uma revisão atualizada da literatura sobre a emergência do big datano contexto da explosão informacionale da datificação. Nesse cenário, as redes sociais digitais configuram-se como ambientes precípuos de circulação de informação, em que os “rastros digitais” deixados por seus usuários constituem a matéria prima principal de projetos de big data. Em seguida, como base empírica, o trabalho apresenta e discute a experiência da campanha de Barack Obama à reeleição à presidência dos Estados Unidos, em 2012. Essa campanha, que ficou conhecida como Obama for America – OFA, transformou-se em um verdadeiro case de utilização de ferramentas analíticas de big data em estratégias eleitorais.
Palabras clave : Big Data; Datificação; Campanha Eleitoral; Barack Obama.
Editorial : ANCIB
Citación : ANTONIUTTI, Cleide Luciane; ALBAGLI, Sarita. Uso do big data em campanhas políticas eleitorais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014. Anais... Belo Horizonte: ANCIB, 2014. GT5, p.2336-2354..
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://ridi.ibict.br/handle/123456789/819
Fecha de publicación : 2014
Aparece en las colecciones: Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GT5AnaisXV.pdf3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original