Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/815
Tipo: Trabalho apresentado em evento
Título: Mediação e formações simbólicas: notas cassirerianas sobre linguagem, conhecimento e cultura na Ciência da Informção.
Autor(es): Saldanha, Gustavo Silva
Abstract: Como podemos compreender as formas simbólicas a partir do modo de pensamento e de intervenção na realidade social da Ciência da Informação e das práticas informacionais? A partir desta questão de pesquisa, constrói-se neste trabalho uma discussão sobre o papel dos estudos de mediação, circulação e apropriação dos saberes, tanto em seu movimento teórico, visando à aplicação, ou seja, à intervenção de uma práxis que se afirma “informacional”, quanto em seu movimento metateórico, visando à (re)configuração do pensar tecido sob este modus “informacional” de conceituar o mundo contemporâneo. O objetivo geral do trabalho é reconhecer e discutir as relações entre simbolismo e práticas de mediação a partir da filosofia das formas simbólicas do filósofo Ernst Cassirer. A abordagem metodológica do trabalho comporta duas “etapas”: reflexão filosófica e extensão empírica. A primeira busca definir o espaço e o tempo das aproximações entre os estudos de mediação, circulação e apropriação dos saberes na Filosofia da Linguagem, na Filosofia da Cultura e na Epistemologia da Ciência da Informação. A segunda apresenta uma breve incursão empírica sobre as possibilidades de intervenção do olhar “informacional” na realidade, indicando a abordagem etnográfica como gesto metodológico caraterístico dos projetos de elucidação das relações entre formas simbólicas e mediação, e as feiras, como locus de “ocupação simbólica” e de vivência das práticas informacionais. Como principais resultados, sublinha-se a profunda “intimidade” da filosofia das formas simbólicas cassirerianas e os estudos de mediação, circulação e apropriação dos saberes e as potenciais margens abertas de investigação neste domínio.
Palavras-chave: Mediação. Linguagem. Cultura. Formações simbólicas. Ciência da Informação
Editor: ANCIB
Citação: SALDANHA, Gustavo Silva. Mediação e formações simbólicas: notas cassirerianas sobre linguagem, conhecimento e cultura na Ciência da Informção. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014. Anais... Belo Horizonte: ANCIB, 2014. GT3, p. 1202-1221.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/815
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GT3Anais2014.pdf4,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais