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Tipo: Dissertação
Título: As transformações sócio-históricas da Rede Federal de Educação Tecnológica sob o ponto de inflexão informacional: um olhar sobre as mudanças pela ótica da produção seriada do conhecimento institucional
Autor(es): Bento, Leila Maria
Primeiro orientador: Saldanha, Gustavo Silva
Membro da banca: Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro
Membro da banca: Rocha, Marisa Brandão
Membro da banca: Elias Junior, Alberto Calil
Resumo: A educação profissional passou por diversas alterações da sua implantação nas instituições de ensino brasileiras até o atual formato e destinação. As instituições federais fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). As instituições que formam a RFEPCT são os institutos federais, os centros federais, as escolas técnicas vinculadas às universidades federais, a universidade tecnológica e o Colégio Pedro II. São instituições multicampi; oferecem cursos técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas, mestrado e doutorado; em formatos diversos (integrados, concomitantes, bacharelados, licenciaturas, presencial, EaD, mestrados e doutorados). Os formatos apresentados, as áreas de predominância de atuação, e os níveis de ensino oferecidos em cada instituição ligada à RFEPCT podem dar uma direção quanto às tipologias de publicações utilizadas para informar o conhecimento gerado por pesquisa nestas instituições. Sejam as publicações de divulgação científica, direcionadas ao público leigo em relação às ciências; ou periódicos científicos, direcionados aos especialistas de determinadas áreas. O presente estudo foi feito em algumas instituições da RFEPCT, dentre as quais o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituto Federal de Educação, o Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Colégio Pedro II. O estudo teve como motivação inicial o seguinte problema: Os diversos níveis de ensino das instituições que formam a RFEPCT tem acesso ao mesmo conhecimento gerado internamente, ainda que com publicações diferenciadas e adaptadas para cada tipo de público? Como objetivo geral da pesquisa busca-se mapear a produção seriada das instituições; e os dados coletados foram analisados conforme os seguintes objetivos específicos: Identificar a produção seriada destinada à comunicação científica e à divulgação científica, assim como os pontos de vista dos envolvidos com a produção seriada. Descrever o estado da arte de cada publicação quanto à editoração (ferramenta utilizada, formato de apresentação, atores envolvidos na organização e perfil desses atores) e quanto ao período e periodicidade da publicação; quanto a sua avaliação pela Qualis.
Abstract: Professional education has undergone several changes in its implementation in Brazilian educational institutions until the current format and destination. These institutions, today all federal, are part of the Federal Professional Education Network, Science and Technology (RFEPCT). The RFEPCT is composed by federal institutions, federal centers, technical schools linked to federal universities, the technological university and the College Pedro II. These are multicampi institutions that offer technical courses, higher technology, undergraduate, master's and doctorate in various formats (integrated, concurrent, bachelor, degrees, classroom, distance education, masters and doctorates). The formats, the predominant areas of activity and the levels of education offered in each institution linked to RFEPCT can give a direction regarding the publications typology used to inform the knowledge generated by the researches performed in these institutions. Information via popular science publications aiming the public in general, or scientific journals directed to specialists in certain areas. This study was fulfilled in some institutions of RFEPCT among which the Federal Center of Technological Education of Minas Gerais (CEFET / MG), the Federal Center of Technological Education Celso Suckow da Fonseca (CEFET / RJ), the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ), the Federal Fluminense Institute (IFF) and the College Pedro II. The initial motivation raised from the following problem: Do the different levels of educational institutions of RFEPCT have access to the knowledge generated internally, even if by different and adapted publications for each type of audience? As a general objective of the research, it seeks to map the serial production of the institutions. The collected data were analyzed according to the following specific objectives: Identify the serial production for scientific communication and scientific dissemination, as well as the views of those involved in series production. It also describes the state of art of each publication regarding: its publishing process (tools, format, actors and their profile); the period and frequency of these publication; and its assessment by Qualis.
Palavras-chave: Comunicação científica
Divulgação científica
Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Periódico científico
Educação profissional
Scientific communication
Sciense divulgation
Federal Network of Technological Education Institutions
Journal
Professional education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Insitituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Sigla da instituição: UFRJ/ECO - IBICT
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/793
Data do documento: 25-Mar-2015
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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