Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/756
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Modelagem de cursos à distância via Internet à luz da Ciência da Informação
metadata.dc.creator: Duque, Andréa Paula Osório
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Maria de Nazaré Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Hagar Espanha
metadata.dc.description.resumo: Estudo para elaboração de modelo roteirizado para cursos à distância via Internet à luz da Ciência da Informação, tendo como arcabouço conceitual as cinco leis da Biblioteconomia aplicadas para a realidade virtual. A modelagem de cursos à distância via Internet foi fundamentada em autores clássicos da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Educação, recebendo ainda o aporte de informações geradas por especialistas do ciberespaço. O roteiro sugerido - conceitual e aplicativo - contribui para aumentar a potencialidade educacional e informacional de cursos à distância via Internet. A partir deste modelo foi derivado um checklist, ferramental que auxiliará o controle de qualidade de cursos à distância via Internet.
Abstract: This study develops a structured model of distance education taking into consideration the Information Science. It has a conceptual basis on the five principles of Library Science applied to virtual reality. The design of distance education using Internet was based on well known authors of Information Science, Library Science, and Education. It also applies techniques used in cyberspace. The suggested plan - theoretical and applied - contributes to expand the educational potential of distance education using Internet. Using this model, a checklist was designed to help controlling quality of distance education using the Internet.
Keywords: Distance learning
Distance educational
Online courses
Five Laws of Library Science
Ranganathan
Internet
Educação à distância
Internet
Cursos modelagem
Ciência da Informação
Checklist
Leis da Biblioteconomia
Ranganathan
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
metadata.dc.publisher.initials: UFRJ/ECO - IBICT
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: DUQUE, Andrea Paula Osório. Modelagem de cursos à distância via Internet à luz da Ciência da Informação. 2001. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2001.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/756
Issue Date: 20-Dec-2001
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mestradoduque.pdf892.98 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.