Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/722
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior
metadata.dc.creator: Hatschbach, Maria Helena de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Gilda Olinto de
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Alberto de Mello e
metadata.dc.description.resumo: Abordagem dos aspectos conceituais e históricos da Information Literacy, enfocando suas aplicações no ambiente acadêmico. Apresenta um levantamento sobre a utilização do termo e o desenvolvimento desta área no exterior e no Brasil. Analisa iniciativas, em ambiente digital, voltadas para a formação do estudante de nível superior para o uso da informação. Identifica as principais temáticas tratadas em tutoriais de Information Literacy
Abstract: This study outlines historical and conceptual aspects of Information Literacy, focusing their use on the academic environment. It presents the use of the term Information Literacy and the development of this field in Brazil and abroad. It shows actions, in digital environment, developed to the undergraduate student learning on the use of information. It identifies thematic priorities on the tutorials of Information Literacy
Keywords: Educação de usuários
Treinamento de usuários
Habilidades para uso da informação
Internet
Tutorial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
metadata.dc.publisher.initials: UFRJ/ECO - IBICT
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: HATSCHBACH, Maria Helena de Lima. Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2002.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/722
Issue Date: 22-Nov-2002
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariahelena2002.pdf548,48 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright