Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/707
Tipo: Dissertação
Título: Administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior: uma abordagem discursiva a partir das novas demandas de acesso e uso da informação
Autor(es): Silva, Fátima Santana da
Primeiro orientador: Lima, Clovis Montenegro de
Coorientador: Fernandes, Geni Chaves
Membro da banca: Souza, Rosali Fernandez de
Membro da banca: Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos
Resumo: Esta pesquisa, que parte do referencial teórico da Teoria do Agir Comunicativo de Jugen Habermas, busca elementos para uma condução administrativa de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior que favoreça uma administração contemporânea, tendo em conta os pontos de vistas e as expectativas dos principais interessados nesses serviços. Concentra seus alicerces no inter-campo entre a Ciência da Informação e Ciência da Administração, e utiliza conceitos da Administração Discursiva em busca de uma perspectiva dialógica para a construção de novas formas de trabalho. A partir de pesquisa com bibliotecários, um estudo de caso em uma IES privada do Rio de Janeiro, e da revisão da literatura, identificam-se aspectos que podem ser chaves para a interlocução entre os atores envolvidos: INEP/MEC e suas razões implícitas de atendimento aos estudantes de graduação, a partir seus instrumentos de avaliação; os bibliotecários e a comunidade acadêmica, os usuários (professores e alunos). Tais aspectos podem servir de subsídios para reconfiguração das práticas profissionais na administração de bibliotecas de IES privadas. O resultado da pesquisa aponta que existem fragilidades na perspectiva administrativa das bibliotecas e nos fornece elementos que podem servir de reflexão e pontos de partida para uma Administração Discursiva em bibliotecas de Instituições Privadas de Ensino Superior
Abstract: Based on the Theory of Communicative Act of Jugen Habermas this research seeks to drive administrative elements to libraries at private institutions of higher education in order to promote contemporary administration, taking into account the stakeholders views and expectations of these services. Focuses its foundations on the interrelations between Information Science and Management Science, which uses concepts of Discursive Administration, in order to furnish a dialogical perspective in the construction of new ways of working. From a case study in a private institution in Rio de Janeiro, and the literature review, identify aspects that can be taken as keys to the dialogue among the actors involved: INEP / MEC and its implicit reasons for serving higher education, taken from its assessment tools; librarians; and academic community, users (professors and students). These aspects provide support for professional practices reconfiguration in managing libraries of private higher education. The research result indicates a weakness in the administrative perspective of libraries and provides elements that can be used to reflection and starting points for a Discursive Management in Libraries Private Institutions of Higher Education
Palavras-chave: Library Administration
Discursive Administration
Inep evaluation
Administração de Bibliotecas
Administração Discursiva
Avaliação do INEP
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Sigla da instituição: UFRJ/ECO - IBICT
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: SILVA, Fátima Santana. Administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior: uma abordagem discursiva a partir das novas demandas de acesso e uso da informação. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/707
Data do documento: 12-Mar-2013
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
silva2013.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.