Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/704
Tipo: Dissertação
Título: Qualidade de vida dos idosos: proposta para o aperfeiçoamento dos indicadores
Autor(es): Furtado, Sandra Regina Sahb
Primeiro orientador: Issberner, Liz-rejane
Membro da banca: Olinto, Gilda
Membro da banca: Maculan, Anne-marie
Resumo: A Pesquisa versa sobre os indicadores de qualidade de vida dos idosos, com a proposta de se discutir e propor novos elementos para aperfeiçoar o entendimento e a avaliação sobre a situação desse segmento da população. Contextualiza o envelhecimento populacional e descreve a condição do idoso no Brasil e no mundo. Destaca o papel da informação como fundamental para a dinâmica e o desenvolvimento da sociedade e como recurso estratégico para a tomada de decisões. Expõe o cenário das políticas para o segmento da população idosa e aborda a questão da qualidade de vida dos idosos e seus indicadores. Analisou o WHOQOL-Old, instrumento específico para avaliar a qualidade de vida da população idosa, elaborado pela Organização Mundial de Saúde, como base para uma pesquisa experimental. A partir da análise crítica do Manual sobre indicadores de calidad de vida en la vejez da CEPAL e do Report by the Commission on the Measurement of Economic Performance and Social Progress, foram elaboradas quinze questões complementares para serem investigadas a partir de um questionário complementar aplicado junto ao WHOQOL-Old e WHOQOL-Bref, a versão abreviada do instrumento WHOQOL, em uma amostra formada por idosos. A análise dos dados obtidos sugere que os temas introduzidos pelo questionário complementar de fato apresentam uma perspectiva mais rica sobre a qualidade de vida da população idosa, e que tal abordagem poderia inspirar o aperfeiçoamento do WHOQOL-Old
Abstract: The Research covers elderlys quality of life indicators, with the intention of discussing and proposing new elements to improve understanding and evaluation of this segments situation. It also contextualizes populational aging and describes elders position both in Brazil and throughout the world. Highlights informations role as key to the dinamics and development of society and as an estrategic resource in decision making. Exposes the scenario of politics towards elderly population and approaches the issue of elderly quality of life and its indicators.
Palavras-chave: Information
Aging
Social indicators
Quality of life
Elderly
Public policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Sigla da instituição: UFRJ/ECO - IBICT
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: FURTADO, Sandra Regina Sahb. Qualidade de vida dos idosos: proposta para o aperfeiçoamento dos indicadores. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/704
Data do documento: 11-Mar-2013
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
furtado2013.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais