Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/675
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCianconi, Regina de Barrospt_BR
dc.date.accessioned2015-10-19T11:49:45Z-
dc.date.available2008-02-08pt_BR
dc.date.available2015-10-19T11:49:45Z-
dc.date.issued2003-11-21pt_BR
dc.identifier.citationCIANCONI, Regina de Barros. Gestão do conhecimento: visão de indivíduos e organizações no Brasil. 2003. 287 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2003.por
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/675-
dc.description.abstractThis thesis discusses Knowledge Management, its concept and application, base don literature analysis and field research. The main hypothesis of this thesis was that Knowledge Management through its new technologies and networking would contribute to the change of working methods and information retrieval and use. It was also considered that its methodologies and tools would result in potential increase of productivity, better interaction among professionals, as well as on personal, professional and organizational growth. But, in spite of these benefits, many companies in Brasil do not implement Knowledge Management in its broad capabilities, which would imply in an increase of motivation for information sharing and in changes in the relationship among companies and employees and also of practices that enable collaboration and reuse of tacit and explicit knowledge, through human capital (companies personnel), organizational capital, this one including technologies know-how, methodologies and processes, and social capital resulting from as corporative knowledge, Knowledge Management must consider both on its methodologies and practices. However, due to cultural and social barriers, including practices of information gathering and use, this is not what is seen in several cases. In order to certigy this work hypothesis, Knowledge Management s aims and practices were analyzed in relation to tacit and explicit knowledge, through the results of the field research carried out. The first part of the research consisted of bibliographic review and the insertion of Knowledge Management approach on social and organizational theory and practiceseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-10-19T11:49:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 cianconigestao.pdf: 3894932 bytes, checksum: ed3b57cf976394a80079ce69bf0b9336 (MD5) Previous issue date: 2003-11-21en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.titleGestão do conhecimento: visão de indivíduos e organizações no Brasilpor
dc.typeTesepor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1435722441644016por
dc.contributor.advisor1Marteleto, Regina Mariapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6352285207676599por
dc.contributor.referee1Malin, Ana Maria Barcellospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0513059117476894por
dc.contributor.referee2González de Gómez, Maria Nélidapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3087665610359216por
dc.contributor.referee3Santos, Paula Xavier dospt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6009557381797720por
dc.contributor.referee4Souza, Rosali Fernandez dept_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722582102636346por
dc.description.resumoDiscute a gestão do conhecimento na sua concepção, conceitos e aplicação. O pressuposto básico foi que, se por um lado, as novas tecnologias, em especial as redes, vêm contribuindo para modificações no comportamento dos indivíduos, nos métodos de trabalho, na obtenção e na utilização da informação, resultando em aumento potencial da produtividade e da capacidade e interação, além do estabelecimento de uma rede de relacionamentos que leva ao desenvolvimento organizacional, pessoal e profissional, por outro lado, muitas organizações brasileiras, a despeito de disporem de infra-estrutura tecnológica e de projetos de Gestão do Conhecimento, não a implementam em todo o seu potencial, o que exige políticas e ações explicitamente voltadas ao compartilhamento de informações, à motivação para que isto ocorra, a modificações nas relações entre organizações e empregados, a práticas que levem ao aproveitamento e reutilização do conhecimento (tácito e explícito) presente nas organizações através de seu capital estrutural, dos seus processos, tecnologias e metodologias, do capital humano dos funcionários, e do relacionamento com clientes e parceiros....por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopor
dc.publisher.initialsUFRJ/ECO - IBICTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cianconigestao.pdf3,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais