Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/674
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreire, Gustavo Henrique de Araújopt_BR
dc.date.accessioned2015-10-19T11:49:44Z-
dc.date.available2008-02-07pt_BR
dc.date.available2015-10-19T11:49:44Z-
dc.date.issued2004-03-23pt_BR
dc.identifier.citationFREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Comunicação da informação em redes virtuais de aprendizagem. 2004. 175 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2004.por
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/674-
dc.description.abstractContemporary society is based on two pillars: information and knowledge, supported by digital technologies. It brings the necessity of a new attitude and the acquisition of new skills by the users, mainly in the process of communicating the information. This new attitudes and skills result in a search for continuous learning and in the use of intellectual technologies. This process occurs in every single level of contemporary society, involving activities such as training and capability improvement and, mainly, production and management of information. In this sense, learning virtual networks are fundamental to facilitate the communication of information in a society whose structure is becoming more and more distant of hierarchy. This digital network is presented in a new channel of communication of information: the cyberspace. In this process, professors and professionals of information are seen as facilitation agents; on the other side, in learning virtual networks, a professional of information can also be a manager of virtual environmenteng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-10-19T11:49:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 gustfreire2004.pdf: 813616 bytes, checksum: 86f5b33ac9df89049239d69315302ba8 (MD5) Previous issue date: 2004-03-23en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCommunication networkseng
dc.subjectDigital information and communication technologieseng
dc.subjectDistance learningeng
dc.subjectLearning virtual networkseng
dc.subjectRedes de Comunicaçãopor
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectRedes virtuais de aprendizagempor
dc.titleComunicação da informação em redes virtuais de aprendizagempor
dc.typeTesepor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5458344734085444por
dc.contributor.advisor1Barreto, Aldo de Albuquerquept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3535540171060950por
dc.contributor.advisor-co1Freire, Isa Mariapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8430720903326399por
dc.contributor.referee1Prado, Geraldo Moreirapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4611487449721174por
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerrapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3565629573688410por
dc.contributor.referee3Souza, Rosali Fernandez dept_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722582102636346por
dc.contributor.referee4Araújo, Vania Maria Rodrigues Hermes dept_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9336386771650398por
dc.description.resumoA sociedade contemporânea tem na informação e no conhecimento os seus pilares, sustentados pelas tecnologias digitais. Para os usuários, isto implica em novas atitudes e na aquisição de novas competências, principalmente no processo de comunicação de informação. Por sua vez, estas novas atitudes e competências resultam em uma necessidade de aprendizado contínuo e no uso de tecnologias intelectuais. Este processo ocorre em todos os níveis da sociedade, envolvendo atividades de treinamento e capacitação e, principalmente, produção e gestão de informação. Neste sentido, as redes virtuais de aprendizagem são fundamentais para facilitar a comunicação de informação em uma sociedade que se estrutura cada vez mais de forma nãohierarquizada. Estas redes digitais se apresentam em um novo canal de comunicação de informação: o ciberespaço. Nesse processo, os professores e profissionais de informação são vistos como facilitadores, sendo que o profissional da informação pode atuar também como um gestor de redes de comunicação da informação em ambiente virtualpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopor
dc.publisher.initialsUFRJ/ECO - IBICTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gustfreire2004.pdf794,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais