Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/668
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandez Júnior, Fernando Ewertonpt_BR
dc.date.accessioned2015-10-19T11:49:43Z-
dc.date.available2013-08-02pt_BR
dc.date.available2015-10-19T11:49:43Z-
dc.date.issued2013-02-28pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDEZ JÚNIOR, Fernando Ewerton. Classificação política e discurso jornalístico: como agências de notícia transnacionais representam candidatos a presidente do Brasil nas eleições de 1989 e 2010.. 2013. 249 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2013.por
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/668-
dc.description.abstractRelevance; Classification; Journalism; Politics; New agency; Knowledge organizationeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-10-19T11:49:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 fernandoewerton2013.pdf: 3792977 bytes, checksum: a33cf39614d549ab77426deef3c9a404 (MD5) Previous issue date: 2013-02-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectThis thesis aims to draw parallels between the relevance criteria applied by transnational news agencies in representing Brazilian presidential candidates and generalizations suggested by Saracevic (2eng
dc.subjectRelevânciapor
dc.subjectClassificaçãopor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectAgência de notíciapor
dc.subjectOrganização da informaçãopor
dc.titleClassificação política e discurso jornalístico: como agências de notícia transnacionais representam candidatos a presidente do Brasil nas eleições de 1989 e 2010.por
dc.typeTesepor
dc.creator.LattesEndereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7356730160050199por
dc.contributor.advisor1Nunes, Geraldo Luiz dos Reispt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Rosali Fernandez dept_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722582102636346por
dc.contributor.referee1Kobashi, Nair Yumikopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7888755937461651por
dc.contributor.referee2Costa, Icléia Thiesen Magalhãespt_BR
dc.contributor.referee2LattesCOSTA, I.T.M.por
dc.contributor.referee3Marteleto, Regina Mariapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6352285207676599por
dc.contributor.referee4Biochini, Jorge Calmon de Almeidapt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta tese é identificar critérios de relevância aplicados por agências de notícia transnacionais na representação de candidatos a presidente do Brasil e traçar paralelos com critérios adotados por usuários de sistemas de informação ao inferir relevância em processos de busca. Partimos da premissa teórica de que relevância é mensurável e adotamos o princípio metodológico de que uma maior freqüência lexical encontra-se hipoteticamente associada a um maior peso relativo e relevância conceituais dentro de um conjunto de termos , aplicando-o na análise de conteúdo de 305 textos de quatro agências de notícia transnacionais a francesa France Presse (AFP), a americana Associated Press (AP), a espanhola EFE e a britânica/canadense Reuters em duas eleições presidenciais brasileiras. Neste corpus, coletado via telex, em 1989, e na internet, em 2010, identificamos os tipos de termo usados pelas quatro agências em função adjetiva antes, depois e em substituição ao nome dos quatro principais candidatos em cada eleição, mapeamos os esquemas de classificação política de cada uma e comparamos os critérios de relevância aplicados nos dois momentos, em busca de regularidades e discrepâncias que corroborassem, ou não, a hipótese de que agências de notícia transnacionais recorrem a esquemas de classificação próprios baseados numa tipologia comum de termos, cuja frequência no corpus revela os critérios de relevância de cada uma. Com base nos resultados, concluímos que os critérios de relevância das agências pesquisadas são semelhantes em diversos aspectos aos critérios adotados por usuários de sistemas de informação ao inferirem relevância em processos de buscapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopor
dc.publisher.initialsUFRJ/ECO - IBICTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernandoewerton2013.pdf3,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais