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Tipo: Tese
Título: Classificação política e discurso jornalístico: como agências de notícia transnacionais representam candidatos a presidente do Brasil nas eleições de 1989 e 2010.
Autor(es): Fernandez Júnior, Fernando Ewerton
Primeiro orientador: Nunes, Geraldo Luiz dos Reis
Coorientador: Souza, Rosali Fernandez de
Membro da banca: Kobashi, Nair Yumiko
Membro da banca: Costa, Icléia Thiesen Magalhães
Membro da banca: Marteleto, Regina Maria
Membro da banca: Biochini, Jorge Calmon de Almeida
Resumo: O objetivo desta tese é identificar critérios de relevância aplicados por agências de notícia transnacionais na representação de candidatos a presidente do Brasil e traçar paralelos com critérios adotados por usuários de sistemas de informação ao inferir relevância em processos de busca. Partimos da premissa teórica de que relevância é mensurável e adotamos o princípio metodológico de que uma maior freqüência lexical encontra-se hipoteticamente associada a um maior peso relativo e relevância conceituais dentro de um conjunto de termos , aplicando-o na análise de conteúdo de 305 textos de quatro agências de notícia transnacionais a francesa France Presse (AFP), a americana Associated Press (AP), a espanhola EFE e a britânica/canadense Reuters em duas eleições presidenciais brasileiras. Neste corpus, coletado via telex, em 1989, e na internet, em 2010, identificamos os tipos de termo usados pelas quatro agências em função adjetiva antes, depois e em substituição ao nome dos quatro principais candidatos em cada eleição, mapeamos os esquemas de classificação política de cada uma e comparamos os critérios de relevância aplicados nos dois momentos, em busca de regularidades e discrepâncias que corroborassem, ou não, a hipótese de que agências de notícia transnacionais recorrem a esquemas de classificação próprios baseados numa tipologia comum de termos, cuja frequência no corpus revela os critérios de relevância de cada uma. Com base nos resultados, concluímos que os critérios de relevância das agências pesquisadas são semelhantes em diversos aspectos aos critérios adotados por usuários de sistemas de informação ao inferirem relevância em processos de busca
Abstract: Relevance; Classification; Journalism; Politics; New agency; Knowledge organization
Palavras-chave: This thesis aims to draw parallels between the relevance criteria applied by transnational news agencies in representing Brazilian presidential candidates and generalizations suggested by Saracevic (2
Relevância
Classificação
Jornalismo
Política
Agência de notícia
Organização da informação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Sigla da instituição: UFRJ/ECO - IBICT
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: FERNANDEZ JÚNIOR, Fernando Ewerton. Classificação política e discurso jornalístico: como agências de notícia transnacionais representam candidatos a presidente do Brasil nas eleições de 1989 e 2010.. 2013. 249 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/668
Data do documento: 28-Fev-2013
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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