Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Fabiana Menezes Santos da-
dc.creatorFernandes, Geni Chaves-
dc.creatorLima, Clóvis Ricardo Montenegro de-
dc.date.accessioned2014-12-18T13:11:07Z-
dc.date.available2014-12-18T13:11:07Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSilva, Fabiana Menezes Santos da; Fernandes, Geni Chaves; Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de. Competência comunicativa: uma competência administrativa para o bibliotecário universitário contemporâneo. Informação @ Profissões, Londrina: UEL, v.2, n.2, p. 119-133, 2013.pt_BR
dc.identifier.issn2317-4390-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/480-
dc.description.abstractIntrodução: Nesta pesquisa indaga-se sobre competências administrativas que permitam aos bibliotecários gerenciarem suas bibliotecas nas atuais sociedades complexas, considerando-se que a própria Ciência Administrativa tem renovado seus aportes teóricos a fim de contemplar estruturas organizacionais mais flexíveis e participativas em seus arranjos e decisões. Objetivo: Propor a competência comunicativa como elemento fundamental da competência administrativa de bibliotecários na contemporaneidade. Metodologia: Revisão de literatura sobre os modos de gestão e as competências em administração de bibliotecários brasileiros e suas origens. Exame da literatura das alternativas administrativas, baseadas nas teorias de Habermas e Luhmann, que pretendem contemplar modos de gestão em sociedades complexas. Resultados: Identificam-se limitações nas competências administrativas dos bibliotecários, ainda muito alicerçadas na emergência das bibliotecas públicas do século XIX, quando a formação de bibliotecários tomou o caminho de um saber técnico para o tratamento documental, que hoje precariza suas habilidades administrativas. Dentre as habilidades administrativas para reconfigurar bibliotecas contemporâneas se destaca, como um primeiro resultado desta pesquisa, a competência comunicacional, própria de uma Administração Discursiva, capaz de abrir espaços argumentativos para uma reconstrução racional e consensual de modelo de biblioteca próprio às sociedades complexas. Conclusões: Os esforços para garantir competência administrativa do bibliotecário devem incluir sua competência comunicativa como habilidade indispensável para formulação de novos modelos de bibliotecas em sociedades complexas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ilce Cavalcanti (ilce@ibict.br) on 2014-12-18T13:11:07Z No. of bitstreams: 1 ClovisFabiane.pdf: 121876 bytes, checksum: e9313e68376675e6e6f1e6f438bdd277 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-12-18T13:11:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ClovisFabiane.pdf: 121876 bytes, checksum: e9313e68376675e6e6f1e6f438bdd277 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUELpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência Administrativapt_BR
dc.subjectCompetência Comunicativapt_BR
dc.subjectFormação do Bibliotecáriopt_BR
dc.subjectJürgen Habermaspt_BR
dc.subjectNiklas Luhmannpt_BR
dc.titleCompetência comunicativa: uma competência administrativa para o bibliotecário universitário contemporâneo.pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClovisFabiane.pdf119,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais