Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/476
metadata.dc.type: Apresentação
Title: Interações mediadas pela linguagem, organizações e sociedade: racionalidade comunicativa e integração discursiva.
metadata.dc.creator: Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de
Zattar, Marianna
Maia, Mariangela Rebelo
Abstract: Neste trabalho, discute-se a relação entre as interações mediadas pela linguagem nas organizações e na sociedade a partir da relação entre “mundo da vida” e sistemas, tal como é enunciado por Habermas em sua discussão com Luhmann. Objetiva-se empreender uma discussão em torno da função constituinte da linguagem nas interações sociais. São apresentadas as relações entre as interações e a gênese das organizações nas sociedades contemporâneas, destacando-se as construções comunicativas desenvolvidas na Teoria do Agir Comunicativo de Habermas. As organizações são apresentadas como construções sociais entre o mundo da vida e o sistema, com características de ambas. Cabe observar que os sistemas fazem parte do mundo da vida. Busca-se compreender que estas interações mediadas pela linguagem são construtoras de uma racionalidade integradora, a racionalidade comunicativa. A racionalidade comunicativa é indicada como ferramenta para reconstrução racional das organizações. Conclui-se que o discurso é uma possibilidade ética nas organizações.
Keywords: Interação
Linguagem
Filosofia da Linguagem
Habermas
Luhmann
Publisher: ANCIB
Citation: Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de; Zattar, Marianna; Maia, Mariangela Rebelo.Interações mediadas pela linguagem, organizações e sociedade: racionalidade comunicativa e integração discursiva. In: ENANCIB, 14., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANCIB, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/476
Issue Date: 2013
Appears in Collections:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Clovis.pdf319,07 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright