Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/464
metadata.dc.type: Apresentação
Title: Do pressuposto retórico-filologico da filosofia da organização dos saberes: discurso epistemológico e centralidade da linguagem.
metadata.dc.creator: Saldanha, Gustavo Silva
Abstract: Resultado do processo de doutoramento em Ciência da Informação, desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, em convênio com a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o trabalho apresenta as principais considerações conclusivas do estudo que teve como objetivo geral compreender a filosofia da organização dos saberes. A proposta de investigação se concentrou na tentativa de estabelecer um modo de olhar o campo hoje predicado como “da informação” a partir da filosofia da linguagem. Sob o método filosófico “apresentação panorâmica”, de Ludwig Wittgenstein, buscou-se reconhecer o desenvolvimento histórico-conceitual da organização dos saberes a partir da construção paralela entre Retórica, Filologia e Bibliologia. Como conclusão central, reconheceu-se que a organização dos saberes se estabeleceu e ainda se desenvolve sob uma perspectiva retórico-filológica, hoje manifestada sob o discurso da Ciência
Keywords: Filosofia da Organização dos Saberes
Epistemologia da Ciência da Informação
Linguagem
Publisher: ANCIB
Citation: Saldanha, Gustavo Silva. Do pressuposto retórico-filologico da filosofia da organização dos saberes: discurso epistemológico e centralidade da linguagem. In: ENANCIB, 14., 2013, Florianóplois. Anais... Florianóplois: ANCIB, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/464
Issue Date: 2013
Appears in Collections:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gustavo.pdf370,41 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright