Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/462
metadata.dc.type: Apresentação
Título : Escritas orais na internet: um estudo da "lista de diálogos" da rede de educação popular e saúde (REDPOPSAÚDE).
metadata.dc.creator: Marteleto, Regina Maria
Resumen : A pesquisa na qual se baseia essa comunicação estuda a Rede de Educação Popular e Saúde como uma rede de conhecimentos associada à intervenção social, com foco nos recursos de informação e comunicação empregados para sustentar ações virtuais e presenciais de mobilização, participação e controle na saúde. Foram dimensionados três planos conceituais e metodológicos para o estudo desse coletivo: a) como um campo social; b) como uma rede social; c) como uma comunidade virtual, por meio da sua lista eletrônica de discussão. Escolheu-se o cruzamento de diferentes metódos numa lógica de complementaridade, a fim de constituir olhares distintos sobre o objeto de pesquisa e confrontar os ângulos de observação: aplicação de questionário aos membros da lista de discussão; análise do sítio web e das mensagens da lista; análise de redes sociais (Ars). No recorte desse trabalho utilizou-se um conjunto de dados obtidos por meio de questionário eletrônico aplicado aos membros da lista, para obter elementos sobre as formas de participação e inserção dos atores, além de uma exploração inicial das mensagens durante o período de 2009 a 2012. Os resultados mostram que a lista reflete, e ao mesmo tempo orienta as tensões, os compartilhamentos de saberes e as disputas presentes no próprio campo.
Palabras clave : Listas de Discussão
Redes Sociais
Campo Social
Educação Popular
Saúde
Editorial : ANCIB
Citación : Marteleto, Regina Maria. Escritas orais na internet: um estudo da "lista de diálogos" da rede de educação popular e saúde (REDPOPSAÚDE). In: ENANCIB, 14., 2013, Florianópolis: ANCIB, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://ridi.ibict.br/handle/123456789/462
Fecha de publicación : 2013
Aparece en las colecciones: Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Regina.pdf703,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original