Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/444
Tipo: | Artigo |
Título: | A visualização da informação: uma afetividade para olhar a informação. |
Autor(es): | Barreto, Aldo de Albuquerque |
Abstract: | A informação vincula o homem ao seu destino e durante sua existência institui as referências para ele percorrer a sua aventura individual no espaço e no tempo. A estrutura desta informação é uma narrativa escrita em uma base física; inscrição e estrutura formam um conjunto de elementos de um todo ordenado e com princípio lógico. Aqui, trabalhamos com o pressuposto de que a estrutura de informação bem visualizada potencializa a percepção. A visualização da Informação tem como objetivo o estudo das formas de representação usadas para uma apreensão visual amigável de um conteúdo. Suas técnicas buscam adequar o espaço da estrutura para que a representação visória gerada ao olhar seja a que melhor mostre o conteúdo da mensagem. Reduz o “estresse cognitivo” do receptor – provocado pela tensão entre o que o olho vê e o que a mente processa na interiorização do conteúdo. Quando a informação é apresentada de maneira destinada ao olhar permite uma visualização conciliadora na decodificação do conteúdo. Na tranquilidade cognitiva o receptor tem na assimilação uma fruição visual. |
Palavras-chave: | Informação Visualização da Informação Percepção Informação e Conhecimento Estresse Cognitivo Economia Cognitiva Eye-tracking |
Citação: | Barreto, Aldo de Albuquerque. A visualização da informação: uma afetividade para olhar a informação. Datagramazero, Rio de Janeiro, v.14,n.6, p.1-3, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/444 |
Data do documento: | 2013 |
Aparece nas coleções: | Artigos em Revistas publicadas no Brasil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AldoVisualização.doc | 80 kB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |