Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/406
metadata.dc.type: Tese
Title: Reprodução de classe e produção de gênero através da cultura
metadata.dc.creator: Olinto, Gilda
Abstract: Focalizando a situacao escolar, este trabalho examina a cultura adquirida fora da escola - informacao, habitos, valores - como expressao de situacoes de classe e de genero e como determinante do desempenho escolar. A literatura que lida com a cultura como um instrumento de formacao de barreiras de classe e de genero e examinada, especialmente a teoria do "capital cultural" de Pierre Bourdieu. Evidencias empiricas sobre o desempenho escolar e suas determinacoes socio-culturais sao apresentadas atraves da analise de duas fontes de dados: 1) dados sobre o Rio de Janeiro extraidos da PNAD-82 (IBGE); 2) dados obtidos atraves de um levantamento realizado entre alunos do 2o. Grau do Colegio Pedro II. Os resultados obtidos com a analise desses dados destacam especialmente o sucesso escolar das mulheres e a mediacao dos fatores culturais na explicacao desse sucesso.
Keywords: Cultura
Ensino de segundo grau
Desempenho escolar
Estudante
Valores sócio culturais
Condicionamento comportamental
Informação
Publisher: UFRJ
Citation: Tese de Doutorado em Comunicação. UFRJ. Escola de Comunicação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/406
Issue Date: 1993
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLINTOteseCap1e2.pdfOlinto tese cap1e219.32 MBAdobe PDFView/Open
OLINTOteseCap3.pdfOlinto tese cap318.09 MBAdobe PDFView/Open
OLINTOteseCap4.pdfOlinto tese cap416.33 MBAdobe PDFView/Open
OLINTOteseCap5.pdfOlinto tese cap512.86 MBAdobe PDFView/Open
OLINTOteseCap6.pdfOlinto tese cap69.35 MBAdobe PDFView/Open
OLINTOteseCap7.pdfOlinto tese cap712.48 MBAdobe PDFView/Open
OLINTOteseCap8eBibli.pdfOlinto tese cap88.41 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.