Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Vladimir Sibylla-
dc.creatorAlbagli, Sarita-
dc.date.accessioned2012-07-09T15:07:44Z-
dc.date.available2012-07-09T15:07:44Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationIn: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 10.: 2009 : João Pessoa, Anais do X ENANCIB. João Pessoa : UFPb, 2009.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7539-494-6-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/315-
dc.description.abstractEste estudo centra-se nas dinâmicas informacionais envolvidas nos esforços de construção de identidades de marcas fortes na economia criativa. Tais identidades são aqui assumidas como fontes privilegiadas de vantagens competitivas sustentáveis na contemporaneidade, a expressarem ideias-força dispersadas na sociedade. Os coletivos responsáveis por tais dinâmicas consubstanciam-se em centrais de criatividade e se valem de redes sociocriativas originadas das interações comunicacionais empreendidas entre seus grupos de trabalho internos e os atores e grupos sociais externos a elas. Considera-se a informação como fenômeno sociocultural e em sua dimensão performativa, deslocando-se a ênfase das questões processuais e técnicas relacionadas com o tratamento documental para a dimensão das relações humanas, o intercâmbio de informações e o agir comunicativo. Vale-se da abordagem poliepistêmica da Ciência da Informação, associando-se suas dimensões meta-informacional, infra-estrutural e semânticodiscursiva a estudos de cultura organizacional, redes sociais e filosofia da linguagem (pragmática). Apresenta-se uma pesquisa empírica realizada em uma empresa da indústria da moda (Osklen), complementada por entrevistas com duas outras empresas da economia criativa. Faz-se uma primeira aproximação entre aquela e o instrumental teórico-metodológico sugerido.pt_BR
dc.description.abstract[en] This study is about the informational dynamics involved in the effort of powerful brands to build their identities, particularly the ones accomplished by companies in the creative economy. The identities of such brands are here assumed as privileged sources of competitive sustainable advantage in the contemporaneity, to express power-ideas widespread in society. The creative collectives in charge of these dynamics consolidate themselves into creative centrals and utilize social-creative networks originated from communicational interactions among their intern work groups and external actors and social groups. In this study, information is considered a social and cultural phenomenon and on its performative dimension, displacing the processual and technical questions emphasis related to the documental treatment to the dimension of human relationship, the interchange of information and the communicative action. Hence, it utilizes the poliepistemical approach from Information Science, associated to its meta-informational, infrastructural and semantic-discursive dimensions with organizational culture studies, social networks and language philosophy (pragmatic). For this, an empirical research made at a fashion industry’s company (Osklen) is presented, completed by interviews with two other creativeoriented companies, and the first approach between that company and the theoretical and methodological instrument suggested.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sonia Burnier (sdesouza@ibict.br) on 2012-07-09T15:07:44Z No. of bitstreams: 1 SaritaPiresEnancib2009.pdf: 174006 bytes, checksum: 3db6c67b520cdb466d8320fbb90c3e0b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-07-09T15:07:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SaritaPiresEnancib2009.pdf: 174006 bytes, checksum: 3db6c67b520cdb466d8320fbb90c3e0b (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUFPbpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade de marcapt_BR
dc.subjectEconomia criativapt_BR
dc.subjectCentrais de criatividadept_BR
dc.subjectAbordagem poliepistêmica das dinâmicas informacionaispt_BR
dc.titleEstratégias empresariais, dinâmicas informacionais e identidade de marca na economia criativapt_BR
dc.title.alternativeBusiness strategies, informational dynamics and brand identity in the creative economypt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SaritaPiresEnancib2009.pdf169,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais