Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/296
Tipo: Trabalho apresentado em evento
Título: Organização e representação do conhecimento no contexto de gestão e avaliação: domínios interdisciplinares em ciência e tecnologia
Autor(es): Souza, Rosali Fernandez de
Silva, Roberta Pereira da
Abstract: presente trabalho se insere na linha de investigação da organização e representação do conhecimento no contexto de gestão e avaliação de ciência e tecnologia. Objetiva investigar a natureza conceitual e de representação da interdisciplinaridade em classificações do conhecimento. Explora definições de interdisciplinaridade e outras inter-relações de domínios de conhecimento. Estuda modos de formação de assunto como base teórica para identificar interdisciplinaridade e analisa a área Multidisciplinar da tabela de áreas do conhecimento da CAPES como campo empírico de observação . Os resultados revelam definições não unívocas de interdisciplinaridade, mostram os modos de formação de assunto como válidos para a identificação de saberes interdisciplinares, e indicam a classificação por objetivo sócio-econômico como relevante para gestão e avaliação em ciência e tecnologia.
[en] The work belongs to the line of investigation of knowledge organization and representation in the context of management and evaluation of science and technology. The objective is to investigate conceptual nature and representation of interdisciplinary in knowledge classifications. It explores definitions of interdisciplinary and other inter-relations of knowledge domains. It studies the modes of subject formation as theoretical basis to identify interdisciplinary and analyses the Multidisciplinary area in CAPES classification areas of knowledge as empirical observation. The results reveal non-consensual definitions of interdisciplinary, show modes of subject formation as valid to identify interdisciplinary, and indicate that a classification on social-economic objectives would be relevant to purposes of administration and evaluation in science and technology.
Palavras-chave: Organização do conhecimento
Interdisciplinaridade
Classificação de áreas de conhecimento
Representação co conhecimento
Editor: Ufba
Citação: In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 8.: 2007 : Salvador, Anais do VIII ENANCIB. Salvador : Ufba, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/296
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSALIEnancib2007.pdf195,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais