Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/244
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCanongia, Claudia-
dc.creatorPereira, Maria de Nazaré Freitas-
dc.creatorAntunes, Adelaide-
dc.date.accessioned2012-05-22T17:18:31Z-
dc.date.available2012-05-22T17:18:31Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationParcerias estratégicas, v.7, n.15, 2002.pt_BR
dc.identifier.issn21769729-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/244-
dc.description.abstractO estudo visa demonstrar a gestão da informação e do conhecimento como mecanismo de prospecção tecnológica sobre medicamentos para combate ao câncer de mama. A metodologia aplica ferramentas de inteligência competitiva (IC), no sentido de identificar as tendências nacionais e internacionais de fármacos, em tratamento e/ou diagnóstico, bem como novas formulações, e identificar pesquisadores. A prospecção é realizada por meio da coleta, tratamento e análises das informações extraídas de bases de dados especializadas e de patentes, para geração de mapas de conhecimento, que poderão nortear o desenvolvimento do setor químico-farmacêutico atuante em câncer de mama24, seja por parte do governo, empresariado e academia, fornecendo subsídios à tomada de decisão e insumos para construção de visão de futuro. [en] The aim of the study is to demonstrate information and knowledge management as a mechanism for developing technology foresight about medication for breast cancer. The methodology applies competitive intelligence (CI) tools to identify national and international trends concerning drugs for treatment and/or diagnosis, as well as new formulations, and to identify researchers. The study was performed by collecting, treating and analyzing information extracted from specialized databases and patent databases. Subsequently, knowledge maps were generated, which could serve to guide the development of the chemical-pharmaceutical sector that works in the area of breast cancer, be it the government, companies or academia, supplying a basis for decision taking and for the construction of a vision of the future.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sonia Burnier (sdesouza@ibict.br) on 2012-05-22T17:18:31Z No. of bitstreams: 1 PEREIRAPE2002.pdf: 107238 bytes, checksum: 657138b6335198e0724aeefbc316a069 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-05-22T17:18:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PEREIRAPE2002.pdf: 107238 bytes, checksum: 657138b6335198e0724aeefbc316a069 (MD5) Previous issue date: 2002en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCGEEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectProspecção tecnológicapt_BR
dc.subjectCâncer de mamapt_BR
dc.titleUso e gestão da informação na prospecção em medicamentos contra o câncer de mamapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos em Revistas publicadas no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRAPE2002.pdf104,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais