Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/237
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dc.creatorLastres, Helena Maria Martins-
dc.date.accessioned2012-05-17T19:25:50Z-
dc.date.available2012-05-17T19:25:50Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationParcerias estratégicas, v.5, n.9, 2000. p.14-21pt_BR
dc.identifier.issn2176-9729-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/237-
dc.description.abstractA autora discute os principais argumentos de porque, na atual Era do Conhecimento ou da Inovação Perpétua, o papel da ciência e da tecnologia mostra se ainda mais estratégico do que no passado para a competitividade, e mesmo sobrevivência, de países, empresas e indivíduos. Salienta, no entanto, os riscos de considerar tal assertiva como óbvia e contar que a sustentabilidade e o nível dos investimentos necessários à geração e difusão de novos conhecimentos científicos e tecnológicos -- e correlatos processos de aprendizado e inovação -- dar-se-ão de forma automática. Argumenta que descuidar de tais investimentos pode contribuir para: a) levar a atual fase a se cristalizar na verdade como Era da Ignorância; b) aumentar o distanciamento entre economias e o segmetos sociais, não apenas em termos do acesso às novas tecnologias e informações (digital divide), mas principalmente do acesso aos conhecimentos suficientes para fazer uso das mesmas (knowledge and learning divide). [en] The author discusses the main arguments about why, in the Knowledge Era or Age of Perpetual Innovation, the role of science and technology is even more important than in the past to the competitiveness, and even survival, of countries, organizations and individuals. She points out, however, to the risks of taking this assumption for granted and assuming that the sustainability and level of the required investments to generate and diffuse new scientific and technological knowledge -- and corresponding processes of learning and innovation – will automatically occur. She argues that to neglect the importance of these investments can contribute to: a) lead the present age to become, in fact, the Ignorance Era; b) widen the gap between economies and social segments -- not only in terms of their access to the new technologies and information (digital divide), but mainly their access to the knowledge required to make use of them (knowledge and learning divide).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sonia Burnier (sdesouza@ibict.br) on 2012-05-17T19:25:50Z No. of bitstreams: 1 LASTRESPE200059.pdf: 33437 bytes, checksum: e980d693c0d554764a2c8145ac2da43d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-05-17T19:25:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LASTRESPE200059.pdf: 33437 bytes, checksum: e980d693c0d554764a2c8145ac2da43d (MD5) Previous issue date: 2000en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCGEEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEra do conhecimentopt_BR
dc.titleCiência e tecnologia na era do conhecimento: um óbvio papel estratégico?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
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