Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/237
metadata.dc.type: Artigo
Title: Ciência e tecnologia na era do conhecimento: um óbvio papel estratégico?
metadata.dc.creator: Lastres, Helena Maria Martins
Abstract: A autora discute os principais argumentos de porque, na atual Era do Conhecimento ou da Inovação Perpétua, o papel da ciência e da tecnologia mostra se ainda mais estratégico do que no passado para a competitividade, e mesmo sobrevivência, de países, empresas e indivíduos. Salienta, no entanto, os riscos de considerar tal assertiva como óbvia e contar que a sustentabilidade e o nível dos investimentos necessários à geração e difusão de novos conhecimentos científicos e tecnológicos -- e correlatos processos de aprendizado e inovação -- dar-se-ão de forma automática. Argumenta que descuidar de tais investimentos pode contribuir para: a) levar a atual fase a se cristalizar na verdade como Era da Ignorância; b) aumentar o distanciamento entre economias e o segmetos sociais, não apenas em termos do acesso às novas tecnologias e informações (digital divide), mas principalmente do acesso aos conhecimentos suficientes para fazer uso das mesmas (knowledge and learning divide). [en] The author discusses the main arguments about why, in the Knowledge Era or Age of Perpetual Innovation, the role of science and technology is even more important than in the past to the competitiveness, and even survival, of countries, organizations and individuals. She points out, however, to the risks of taking this assumption for granted and assuming that the sustainability and level of the required investments to generate and diffuse new scientific and technological knowledge -- and corresponding processes of learning and innovation – will automatically occur. She argues that to neglect the importance of these investments can contribute to: a) lead the present age to become, in fact, the Ignorance Era; b) widen the gap between economies and social segments -- not only in terms of their access to the new technologies and information (digital divide), but mainly their access to the knowledge required to make use of them (knowledge and learning divide).
Keywords: Era do conhecimento
Publisher: CGEE
Citation: Parcerias estratégicas, v.5, n.9, 2000. p.14-21
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/237
Issue Date: 2000
Appears in Collections:Artigos em Revistas publicadas no Brasil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LASTRESPE200059.pdf32,65 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright