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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Clóvis Ricardo Montenegro de-
dc.creatorCarvalho, Lidiane dos Santos-
dc.date.accessioned2012-01-31T17:30:46Z-
dc.date.available2012-01-31T17:30:46Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationRevista EDICIC, v.1, n.1, ene./mar. 2011. p.50-70pt_BR
dc.identifier.issn2236-5753-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/131-
dc.description.abstractA principal proposição deste ensaio é pensar os pressupostos da avaliação do ensino de Biblioteconomia no Brasil a partir do confronto teórico e metodológico entre Habermas e Luhmann. São apresentadas diretrizes e métodos do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). São apresentados também os esforços da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) no sentido de incluir a avaliação na agenda de administração do ensino de graduação. As diretrizes curriculares são o denominador das avaliações. Conclui-se que uma abordagem discursiva da avaliação pode contribuir para melhoria de processos e inovação do ensino de Biblioteconomia.pt_BR
dc.description.abstract[en]The main proposition of this essay is to think the assumptions of teaching evaluation of Library in Brazil from theoretical and methodological confrontation between Habermas and Luhmann. We present the guidelines and methods of National Assessment of Higher Education (SINAES). We also present the efforts of Brazilian Association of Education in Information Science (ABECIN) to include evaluation on the agenda of education directors. The curriculum guidelines are the denominator of evaluations. We conclude that a discursive approach of the evaluation can contribute to process improvement and innovation of teaching Library.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sonia Burnier (sdesouza@ibict.br) on 2012-01-31T17:30:46Z No. of bitstreams: 1 ClovisEDICIC2011.pdf: 311671 bytes, checksum: baf52d5762525eccf0094b68743d8bd0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-01-31T17:30:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ClovisEDICIC2011.pdf: 311671 bytes, checksum: baf52d5762525eccf0094b68743d8bd0 (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAsociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe / Associação de Educação e Investigação em Ciência da Informação da Iberoamérica e Caribept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectAvaliação do ensinopt_BR
dc.subjectSINAESpt_BR
dc.subjectHabermaspt_BR
dc.titleUma abordagem discursiva da avaliação do ensino de graduação em Biblioteconomia no Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
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