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Tipo: Dissertação
Título: Meu primeiro celular: competência crítica em informação para crianças
Autor(es): Figueiredo, Talita Soares
Primeiro orientador: Bezerra, Arthur Coelho
Membro da banca: Cavalcante, Andrea Pinheiro Paiva
Membro da banca: Schneider, Marco André Feldman
Membro da banca: Saldanha, Gustavo Silva
Resumo: O ingresso, precoce e prolongado, das crianças ao universo online chama a atenção para a necessidade de desenvolvimento de capacidades para lidar com as oportunidades oferecidas pelo ambiente digital, bem como para se proteger dos riscos inerentes a ele. A pandemia do novo coronavírus, e o consequente isolamento social, alterou hábitos das crianças no uso das TICs, ampliando tipos de uso e, principalmente, o tempo que dispendem no manuseio do celular. Este trabalho pretende, primeiramente, descontruir a noção aparentemente consagrada pelo senso comum de que estes “nativos digitais” nascem preparados para usar equipamentos eletrônicos porque demonstram competência instrumental no manusear cotidiano das telas, sendo o smartphone a principal delas. Dessa forma, nos baseamos no conceito de competência crítica em informação (CCI) para argumentar pela necessidade de crianças desenvolverem uma atitude crítica para lidarem de forma segura, ética e saudável com uma série de fenômenos a que são expostas no momento em que se tornam consumidoras e produtoras de informação. Nosso objetivo geral é investigar e analisar as estratégias que pais e mães de crianças entre 8 e 12 anos usam para estimular a competência crítica em informação dos filhos e filhas no uso de celulares. No que concerne a metodologia, esta é uma pesquisa qualitativa que inclui, além do levantamento bibliográfico perpassando os campos da Ciência da Informação, Comunicação Social, Filosofia e Pedagogia, a análise de dados empíricos obtidos por meio da aplicação de 154 questionários digitais e da realização de 15 entrevistas semidirigidas em profundidade, ambos por meio virtual. As respostas foram avaliadas a partir de categorias propostas para tratar dos tipos de uso que as crianças fazem do celular, do tempo de uso dedicado ao dispositivo e da forma de condução da mediação parental. Apuramos que, embora algumas estratégias estejam mais voltadas para a restrição de forma a evitar os riscos do uso do celular, alguns responsáveis se pautam no diálogo como forma de conscientizar a criança, aproximando-se da CCI e da pedagogia crítica.
Abstract: The early and prolonged access of children into the online universe draws attention to the importance of the development of skills so they enjoy the opportunities offered by the digital environment, as well as protect themselves from the risks. The pandemic of the new coronavirus, and the consequent social isolation, changed the habits of children in the use of the ICTs, mainly the time they spend online. This work aims, first, to deconstruct the common sense that reverberates that the “digital natives” are born ready to use electronic equipment because they demonstrate instrumental skills in the daily handling of screens, the mobile being the most common one. For this, we base ourselves in the concept of critical information literacy to advocate the need for children to develop a critical attitude to deal in safe, ethical and healthy ways with a series of phenomena to which they are exposed when they become consumers and producers of information. The general objective of this work is to investigate and analyze the strategies that fathers and mothers of children between 8 years old and 12 years old use to promote the critical information literacy of sons and daughters in the use of smartphones. Regarding the methodology, this is a qualitative research that included, in addition to the bibliographical review covering the fields of Information Science, Social Communication, Philosophy and Pedagogy, the analysis of the empirical data obtained through the application of 154 questionnaires and the realization of 15 in-depth semi-structured interviews, both digitally accomplished. The responses were evaluated based on categories that cover the types of use of the mobile, the time children spend using the device and the way in which parental mediation is conducted. We found that, although some strategies are more focused on restricting the use of the smartphone to avoid its risks, some parents stablish a dialogue to raise awareness on ICTs use, approaching the fundaments of critical information literacy and critical pedagogy.
Palavras-chave: Competência Crítica em Informação
Crianças
Celular
TICs
Pedagogia Crítica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: IBICT - UFRJ
Departamento: Escola de Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1239
Data do documento: 6-Abr-2021
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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