Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBoianovsky, Ilana-
dc.date.accessioned2022-02-22T12:37:17Z-
dc.date.available2022-02-22T12:37:17Z-
dc.date.issued2020-11-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/1193-
dc.description.abstractPresents a thematic referential overview of the courses of Technical Education of High School Level (EPTNM) offered by the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IF) of the brazilian Midwest Region. Describes the emergence, development and establishment of the Brazilian Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (RFEPCT), and of the IF, as well as their organizational aspects and educational concepts, in the context of the historical trajectory of Brazilian professional education. The nature of the research is descriptive with a theoretical-conceptual and quali-quantitative approach. Explains about the official instruments of registration and systematization of EPTNM, primarily the National Information System for Professional and Technological Education (SISTEC) and the National Catalog of Technical Courses (CNCT), the thematic scope of the technical courses offered by the Federal Institutes of the Network, as well as the way it is organized and ordered by Technological Axes contained in the CNCT. It discusses the Federal Institutes, with a deeper understanding of the Institutes of the Midwest Region, and characterizes them considering the historical-geographical and social context of the federative units in which they are located. It identifies and analyzes, by campus, Institute, and federative unit, the distribution of the technological axes covered in the technical courses offered by these Federal Institutes, and also the distribution of the various courses, in different levels and teaching modalities, covered by the offer within the scope of Professional and Technological Education (EPT). The organization and tabulation of data provided a systematic representation in the context of areas of knowledge by technological axes. The results demonstrate the current RFEPCT trends, placing it in terms of the thematic scope of the professional education offered by the IF in the Midwest Region.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Sousa (julianasousa@ibict.br) on 2022-02-22T12:37:17Z No. of bitstreams: 1 PPGCI_IBICT_UFRJ_Dissertacao_BoianovskyIlana_2021.pdf: 2283064 bytes, checksum: 9ce32a7bcf40c3dda3af01c842e4e05d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-22T12:37:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PPGCI_IBICT_UFRJ_Dissertacao_BoianovskyIlana_2021.pdf: 2283064 bytes, checksum: 9ce32a7bcf40c3dda3af01c842e4e05d (MD5) Previous issue date: 2020-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstitutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.subjectRede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológicapt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectRegião Centro-Oeste (Brasil)pt_BR
dc.titleInstitutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da região Centro-Oeste: análise temática dos cursos de educação profissional técnica em nível médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3420455434537935pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Rosali Fernandez de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722582102636346pt_BR
dc.contributor.referee1Pimenta, Ricardo Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0416440515458304pt_BR
dc.contributor.referee2Nisenbaum, Moisés André-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7720722027872922pt_BR
dc.description.resumoApresenta um panorama referencial temático dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) ofertados pelos de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) da Região Centro-Oeste. Descreve o surgimento, desenvolvimento e estabelecimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) brasileira, e dos IF, bem como seus aspectos organizacionais e concepções educativas, no contexto da trajetória histórica da educação profissional brasileira. A natureza da pesquisa é descritiva com abordagem teórico-conceitual e qualiquantitativa. Explana acerca dos instrumentos oficiais de registro e de sistematização da EPTNM, primordialmente o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) e o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), da abrangência temática dos cursos técnicos de nível médio ofertados pelos Institutos Federais da Rede, bem como da forma como esta é organizada e ordenada por Eixos Tecnológicos constantes no CNCT. Discorre acerca dos Institutos Federais, com aprofundamento nos Institutos da Região Centro-Oeste, e os caracteriza considerando o contexto histórico-geográfico e social das unidades federativas em que se localizam. Identifica e analisa, por campus, Instituto, e unidade federativa, a distribuição dos eixos tecnológicos abrangidos nos cursos técnicos de nível médio ofertados por esses Institutos Federais, e também a distribuição dos diversos cursos, em diferentes níveis e modalidades de ensino, abarcados pela oferta no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A organização e tabulação dos dados propiciaram uma representação sistematizada no contexto das áreas do conhecimento por eixos tecnológicos. Os resultados demonstram as atuais tendências da RFEPCT situando-a no que tange à abrangência temática do ensino profissionalizante ofertado pelos IF da Região Centro-Oeste.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.relation.referencesBOIANOVSKY, Ilana. Institutos federais de educação, ciência e tecnologia da região centro-oeste: análise temática dos cursos de educação profissional técnica de nível médio. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. 148 f.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PPGCI_IBICT_UFRJ_Dissertacao_BoianovskyIlana_2021.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais