Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1165
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrisola, Anna Cristina C. de A. S.-
dc.date.accessioned2021-07-13T13:06:46Z-
dc.date.available2021-07-13T13:06:46Z-
dc.date.issued2021-03-08-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/1165-
dc.description.abstractEmphasize the Paulo Freire’s contribution and importance to Critical Information Literacy (hereinafter CIL), contributing with two possible applications from this perspective: for resistance to disinformation – systematizing its causes and motivations – and against discrimination – with the construction of two new dimensions of CIL in gender, feminisms and sexuality and in ethnic-racial relations. Always from a Freirian perspective and linked to Critical Pedagogy, in view of the diagnosis of the Society of Disinformation, this thesis defends that the way to deal with information in contemporary times is through critical thinking and the construction, promotion and teaching of Critical Information Literacy. It raises the need for the CIL's praxis to build resistance to the mechanisms of manipulation, misinformation, other informational dystopias and for the exercise of citizenship. It postulates that the teaching of Critical Information Literacy can be a way to resist the Disinformation Society. It argues that awareness of the mechanisms of disinformation confers resistance to them. Distinguishes and approaches Information Literacy (hereinafter IL), CIL and Media and Information Literacy (hereinafter MIL), proposing a complementarity that enriches its perspectives, which do not cancel or overcome. It seeks to facilitate the understanding of the theoretical bases for the teaching of CIL in Brazil as resistance to the Society of Disinformation, in Critical Theory and Critical Pedagogy. It presents the concept maps of Disinformation and its mechanisms, IL, CIL, Critical Theory and Critical Pedagogy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Sousa (julianasousa@ibict.br) on 2021-07-13T13:06:45Z No. of bitstreams: 1 BRISOLA_ANNA_TESE_A CCI como Resistência.pdf: 3932928 bytes, checksum: cd721503a10955d921afd394cda99d4f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-13T13:06:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRISOLA_ANNA_TESE_A CCI como Resistência.pdf: 3932928 bytes, checksum: cd721503a10955d921afd394cda99d4f (MD5) Previous issue date: 2021-03-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência crítica em informaçãopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.titleCompetência crítica em informação como resistência à sociedade da desinformação sob um olhar freiriano: diagnósticos, epistemologia e caminhos ante as distopias informacionais contemporâneaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9619844034107824pt_BR
dc.contributor.advisor1Schneider, Marco André Feldman-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6589062304969432pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Carlos Alberto Ávila-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4009452150201421pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos, Pablo Nabarrete-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1667118409899449pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Gilda Olinto de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9123225715599547pt_BR
dc.contributor.referee5Bezerra, Arthur Coelho-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1359214991662158pt_BR
dc.description.resumoEnfatizar a contribuição e importância de Paulo Freire na Competência Crítica em Informação (doravante CCI), contribuindo com duas aplicações possíveis desta perspectiva: para a resistência à desinformação – sistematizando suas causas e motivações – e contra as discriminações – com a construção de duas novas dimensões da CCI em gênero, feminismos e sexualidade e em relações étnico-raciais. Sempre sob uma perspectiva freiriana e atrelada à Pedagogia Crítica, ante o diagnóstico da Sociedade da Desinformação, esta tese defende que o caminho para lidar com a informação na contemporaneidade passa pelo pensamento crítico e pela construção, fomento e ensino da Competência Crítica em Informação (doravante CCI). Levanta a necessidade da práxis da CCI para a construção da resistência aos mecanismos de manipulação, desinformação, demais distopias informacionais e para o exercício da cidadania. Postula que o ensino da Competência Crítica em Informação pode ser um caminho para resistência à Sociedade da Desinformação. Argumenta que a consciência dos mecanismos de desinformação confere resistência a eles. Distingue e aproxima Competência em Informação (doravante Coinfo), CCI e Alfabetização Midiática e Informacional (doravante AMI), propondo uma complementaridade que enriquece as suas perspectivas, que não se anulam ou superam. Busca facilitar a compreensão das bases teóricas para o ensino da CCI no Brasil como resistência à Sociedade da Desinformação, na Teoria Crítica e na Pedagogia Crítica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIbict - UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRISOLA_ANNA_TESE_A CCI como Resistência.pdf3,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais