Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1098
Tipo: Dissertação
Título: Leitura, apropriação de saberes e transformação pessoal: relações subjetivas e intersubjetivas a partir das perspectivas de mulheres pertencentes a clubes de leitura
Autor(es): Salomão, Amanda
Primeiro orientador: Saldanha, Gustavo Silva
Membro da banca: Olinto, Gilda
Membro da banca: Alencar, Patrícia Vargas
Membro da banca: Dumont, Lígia Maria Moreira
Resumo: Trata a leitura como instrumento em potencial de transformação pessoal, a partir das perspectivas da mulher. Busca investigar sob quais condições os saberes apropriados através de experiências de leitura e de seus compartilhamentos em clubes de leitura possibilitam potenciais de modificações de mulheres leitoras. No plano teórico, traz como abordagens centrais as relações epistemológicas estabelecidas entre a abordagem psíquica, fenomenológica e simbólica. Parte das reflexões das considerações psíquicas de Michèle Petit e Nicolas Roubakine, dos estudos fenomenológicos de John Budd e das dimensões simbólicas apontadas por Pierre Bourdieu. No plano metodológico, a pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza exploratória, parte dos estudos de campo, através de intervenções empíricas no clube de leitura Leia Mulheres Rio de Janeiro. Por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas baseadas nos aportes da história de vida tópica em duas mediadoras e três participantes, identifica e analisa o potencial das experiências de leitura para a transformação pessoal. Como resultado, infere os potenciais de transformação pessoal via experiências de leitura a partir das novas possibilidades de enfrentamento aos contextos de crise das entrevistadas e da expansão de suas reflexões sobre a realidade ao redor. Nas considerações finais, posiciona as experiências de leitura como um meio de produção, apropriação e interação de sujeitos com os saberes produzidos e circulados em experiências de leitura subjetivas e intersubjetivas, de modo a possibilitar a aplicação desses conhecimentos nas vivências de mulheres leitoras como potenciais de transformação pessoal.
Abstract: It aims to examine reading as a potential tool for personal change, based on woman perspectives. It seeks to investigate the factors that determine the knowledge appropriation at reading experiences and their sharing at reading clubs as potential tool for personal change of women readers. The theoretical approach of this dissertation derives from the epistemological relationship between psychic, phenomenological and symbolic studies. It considers the reflections of the psychic investigations of Michèle Petit and Nicolas Roubakine, John Budd’s phenomenological studies and the symbolic dimensions pointed out by Pierre Bourdieu. This research is exploratory in nature and uses a qualitative approach through empirical interventions at the Leia Mulheres reading club. Semi-structured interviews are conducted with two reading mediators and three participants of the reading club, based on the technique of topical life story, in order to identify and analyze reading experiences as potential tools for personal change. As a result, it infers the potential for personal change via reading experiences from the new possibilities of coping with the crisis contexts of the interviewees and from the expansion of their reflections on the reality around them. In the final considerations, it postulates reading experiences as a means of production, appropriation and interaction of individuals with the knowledge produced and circulated in subjective and intersubjective reading experiences, in order to enable the application of this knowledge in the lives of women readers as potentials for personal change.
Palavras-chave: Ciência da Informação
Leitura
Clubes de leitura
Apropriação de saberes
Perspectivas da mulher
Transformação pessoal
Information Science
Reading
Reading clubs
Knowledge appropriation
Woman perspectives
Personal change
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: IBICT/UFRJ
Departamento: ESCOLA DE COMUNICAÇÃO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1098
Data do documento: 26-Out-2020
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SALOMÃO, Amanda. Leitura, apropriação de saberes e transformação pessoal..pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais