Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Luciana Danielli de-
dc.date.accessioned2019-04-17T18:15:43Z-
dc.date.available2019-04-17-
dc.date.available2019-04-17T18:15:43Z-
dc.date.issued2018-11-23-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/1010-
dc.description.abstractThis work presents the relevant connection between information and open education in Educational Programs and/or information competence for users in the promotion and enlargement on the use of sources and informational resources offered by health libraries. The present dissertation indicates the relations between informational and media competence with the open educational resources (OER) as a theorymethodological criteria for the production of OER as an infocommunicational and educational literacy throughout life. It aimed at the identification of the production and use of the resource with the objective of expanding the programs and tutorials for the education of users in health libraries, which serve programs of post-graduation in collective health, with grades from 7 to 5 in the evaluation of CAPES. In this scenario, aided by educational programs it is important that the adherence of OER in the permanent formation in health through tutorials, programs and workshops as well as courses in C & T in health be built on the part of information professionals, professors and users.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2019-04-17T18:15:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação final_Luciana_Danielli_20.03.2019.pdf: 2242227 bytes, checksum: b29e369771f911ae4edaedb06efd79bd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-17T18:15:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação final_Luciana_Danielli_20.03.2019.pdf: 2242227 bytes, checksum: b29e369771f911ae4edaedb06efd79bd (MD5) Previous issue date: 2018-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_BR
dc.subjectCompetência informacional e midiáticapt_BR
dc.subjectCompetências infocomunicacionaispt_BR
dc.subjectAcesso à informação em Saúdept_BR
dc.subjectEducação permanente em Saúdept_BR
dc.subjectOpen educational resourcespt_BR
dc.subjectMedia and information literacypt_BR
dc.subjectInfocommunicational literacypt_BR
dc.subjectAccess to Health Informationpt_BR
dc.subjectPermanent education in Healthpt_BR
dc.subjectInformation Sciencept_BR
dc.titleRecursos educacionais abertos: desafios das Bibliotecas de Saúde para a competência informacional e midiáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0698873941750070pt_BR
dc.contributor.advisor1Biolchini, Jorge Calmon de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1287998611558420pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Rosali Fernandez de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722582102636346pt_BR
dc.contributor.referee2Elias Júnior, Alberto Calil-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9490009776453579pt_BR
dc.description.resumoAborda a relevante conexão entre a informação e a educação aberta no âmbito dos Programas Educativos e de Competência informacional para usuários, na promoção e ampliação do uso das fontes e recursos informacionais oferecidos em bibliotecas de saúde. Aponta as relações entre a competência informacional e midiática com os recursos educacionais abertos (REAs) como critério teórico-metodológico para a produção dos REAs como uma competência infocomunicacional e de educação ao longo da vida. Busca-se identificar a produção e uso do recurso, objetivando ampliar os programas e tutoriais para a educação dos seus usuários nas bibliotecas de saúde, que atendam aos programas de pós-graduação em saúde coletiva, com notas 7 a 5 pela avaliação da CAPES. Neste cenário, apoiado pelos programas educativos recorre-se à construção por parte dos profissionais de informação, docentes e usuários, a contribuição na adesão dos REAs na formação permanente em saúde mediante aos tutoriais, programas, oficinas e workshops, bem como os cursos de acesso em C & T em saúde.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIBICT/UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação final_Luciana_Danielli_20.03.2019.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais