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http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1010
Tipo: | Dissertação |
Título: | Recursos educacionais abertos: desafios das Bibliotecas de Saúde para a competência informacional e midiática |
Autor(es): | Araujo, Luciana Danielli de |
Primeiro orientador: | Biolchini, Jorge Calmon de Almeida |
Membro da banca: | Souza, Rosali Fernandez de |
Membro da banca: | Elias Júnior, Alberto Calil |
Resumo: | Aborda a relevante conexão entre a informação e a educação aberta no âmbito dos Programas Educativos e de Competência informacional para usuários, na promoção e ampliação do uso das fontes e recursos informacionais oferecidos em bibliotecas de saúde. Aponta as relações entre a competência informacional e midiática com os recursos educacionais abertos (REAs) como critério teórico-metodológico para a produção dos REAs como uma competência infocomunicacional e de educação ao longo da vida. Busca-se identificar a produção e uso do recurso, objetivando ampliar os programas e tutoriais para a educação dos seus usuários nas bibliotecas de saúde, que atendam aos programas de pós-graduação em saúde coletiva, com notas 7 a 5 pela avaliação da CAPES. Neste cenário, apoiado pelos programas educativos recorre-se à construção por parte dos profissionais de informação, docentes e usuários, a contribuição na adesão dos REAs na formação permanente em saúde mediante aos tutoriais, programas, oficinas e workshops, bem como os cursos de acesso em C & T em saúde. |
Abstract: | This work presents the relevant connection between information and open education in Educational Programs and/or information competence for users in the promotion and enlargement on the use of sources and informational resources offered by health libraries. The present dissertation indicates the relations between informational and media competence with the open educational resources (OER) as a theorymethodological criteria for the production of OER as an infocommunicational and educational literacy throughout life. It aimed at the identification of the production and use of the resource with the objective of expanding the programs and tutorials for the education of users in health libraries, which serve programs of post-graduation in collective health, with grades from 7 to 5 in the evaluation of CAPES. In this scenario, aided by educational programs it is important that the adherence of OER in the permanent formation in health through tutorials, programs and workshops as well as courses in C & T in health be built on the part of information professionals, professors and users. |
Palavras-chave: | Ciência da informação Recursos educacionais abertos Competência informacional e midiática Competências infocomunicacionais Acesso à informação em Saúde Educação permanente em Saúde Open educational resources Media and information literacy Infocommunicational literacy Access to Health Information Permanent education in Health Information Science |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | IBICT/UFRJ |
Departamento: | Escola de Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1010 |
Data do documento: | 23-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ |
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